Engenheiros agrônomos realizam seminário sobre receituário do uso dos agrotóxicos na saúde

A Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado da Paraíba(AEA-PB) realizou o II Seminário Receituário Agronômico e Implicações do Uso de Agrotóxicos na saúde em eventos que aconteceram em Campina Grande no último dia 17, em Sousa no dia 19 e na cidade de Patos dia 20 deste mês.

Os eventos constaram da palestra agrotóxicos e suas conseqüências sobre a saúde humana, Programa de Análise de Resíduos Agrotóxicos(PARA) em Alimentos no Estado da Paraíba, Aplicação do Receituário Agronômico dentre outras e contou com participação de profissionais de empresas e organizações diversas do Estado.

O palestrante e representante da Agevisa, Márcio Ducat(foto), ao dialogar com Stúdio Rural, falou sobre sua participação nos eventos e disse que as ações desenvolvidas pela Vigilância Sanitária no processo de mapeamento em todo o Brasil visa constatar a realidade de como anda o uso dos defensivos agrícolas, bem como o uso irregular de defensivos que são proibidos ou o uso inadequado desses produtos. “E esses dados eles também são interessantes pra se verificar a questão da saúde do trabalhador no meio rural, porque se identifica que está se utilizando coquetéis de agrotóxicos de forma indiscriminada, logicamente isso traz um agravo a saúde dos seus trabalhadores”, justifica aquele profissional ao dialogar com os ouvintes do Programa Domingo Rural em Rede e Esperança no Campo.

O palestrante do evento e componente da Embrapa Algodão Campina Grande, Raul Porfírio de Almeida, falou do objetivo dos eventos trabalhados nas três microrregiões do estado, e disse que a meta é alertar para a necessidade da utilização do Receituário Agronômico na agricultura convencional que, para ele, é extremamente importante para o Estado no sentido de evitar os problemas e style=LINE-HEIGHT: 115%; FONT-FAMILY: ‘Calibri’,’sans-serif’; FONT-SIZE: 11pt; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-bidi-font-family: ‘Times New Roman’; mso-fareast-language: EN-US; mso-ansi-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA>conseqüências dos agrotóxicos na saúde do ser humano e no meio ambiente.

Ele lembrou que os eventos objetivaram também informar sobre a legislação e esclarecer sobre a anotação de responsabilidade técnica frente ao Receituário Agronômico.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top