Entidades da ASA-PB realizam encontro, fazem balanço e planejam ações pra 2014

A Coordenação Estadual Ampliada da Articulação do Semiárido na Paraíba (ASA-PB) realizou durante os dias 26 e 27 de fevereiro, no Day Camp Hotel, zona rural de Campina Grande, um encontro estadual com o objetivo de refletir a partir da realidade das dinâmicas territoriais, sobre as políticas públicas de convivência com o semiárido e as práticas agroecológicas, tirando linhas de ação para atuação em Rede no ano de 2014.

style=mso-bidi-font-family: arial=>O tema foi evidenciado no Programa Domingo Rural do último domingo, 02 de março, momento em que entrevistou a componente do Polo Sindical da Borborema e diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Queimadas, Severina da Silva Pereira, Silvinha, falando sobre os objetivos e encaminhamentos trabalhados durante o encontro. “Foi um encontro muito proveitoso porque a gente pôde ver que as mesmas ações que a gente está desenvolvendo aqui no Polo Sindical da Borborema é o mesmo que os outros polos vêm fazendo e estão valorizando”, explica Silvinha ao dialogar com os ouvintes do Programa Domingo Rural, acentuando a abertura em que foi feito um amplo resgate das ações trabalhadas por jovens e mulheres que vêm em amplo crescimento em todo o estado da Paraíba. “É bastante positivo porque é onde é discutido em rede as problemáticas de várias regiões e onde a gente procura poder sair com ideias inovadas e compartilhadas para ser levadas para cada município”.

style=mso-bidi-font-family: arial=>Na abertura do evento foi feito apresentação de ações trabalhadas em diversos territórios a exemplo do Cariri Oriental e Ocidental, Borborema, Sertão, Seridó e Curimataú, evidenciando os avanços e desafios numa dinâmica de compartilhamento com a Rede ASA-PB, tendo em vista as ações frente ao longo período de estiagem. style=mso-spacerun: yes=> “Tivemos uma seca, mas foi uma seca menos sofrida, por causa que com a ação do Polo e estou falando em relação ao Polo em que vem se armazenando água, vem se armazenando forragem, vem trabalhando as plantas nativas pra dar aos animais e com isso foi uma seca menos sofrida do que a gente tinha em outros anos atrás”, explica aquela liderança assegurando a importância dos diversos temas trabalhados no decorrer dos dois dias.

style=mso-bidi-font-family: arial=>Silvinha informou que metas importantes foram assumidas como desafios a serem trabalhadas no decorrer deste ano de 2014. “É continuar os trabalhos já existentes e os que venham por aí a gente abraçar, como é o caso em que Luciano e Emanoel(AS-PTA) estão fazendo uma pesquisa de uma máquina para moer o milho dos próprios agricultores e fazer o fubá agroecológico”, explica dizendo ser um nicho importante já que o mercado está completamente minado com produtos transgênicos sem deixar alternativas para as pessoas que queiram se alimentar de produtos limpos da transgenia e dos produtos agregados dos agroquímicos em geral.

style=mso-bidi-font-family: arial=>Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top