Entidades parceiras trabalham energia solar junto a famílias do Pajeú pernambucano
Trabalhar tecnologias apropriadas ao semiárido e intercambiar essas tecnologias e informações são metas trabalhadas numa parceria técnica entre a Diaconia e a Caritas Brasileira buscando ser resolução de problemas decorrentes das mudanças climáticas, em áreas vulneráveis do Pajeú Pernambucano e do Alto Sertão Paraibano como a instalação de um sistema solar fotovoltaico (que converte a luz solar em eletricidade), conectado à rede elétrica das casas sustentáveis do projeto “Moradia com Ecodignidade”.
A ação está sendo desenvolvida em Afogados da Ingazeira e, conforme a assessoria Diaconia a tecnologia além de ampliar as possibilidades da família na convivência com a realidade local, a instalação também possibilita a demonstração de tecnologias apropriadas no enfrentamento das mudanças climáticas evidenciando a experiência do casal de agricultores Joselita Ramos (dona Fia), 42 anos, e Aluízio Brás (46), residentes na comunidade Jatobá, município de Carnaíba, trabalhando a diversidade da agricultura familiar e representam grande parte das famílias da zona rural do Sertão do Pajeú pernambucano. “Dona Fia e seu Aluízio, que já contam com diversas tecnologias sociais ao redor da casa como o biodigestor, a cisterna de captação de água de telhado, a cisterna calçadão e o biofiltro, agora foram contemplados com um sistema de bombeamento por energia solar, para apoio na irrigação e produção”, explica acrescentando que o sistema foi instalado no último dia 09 e faz parte do acordo de cooperação entre o projeto Semiárido Solar e a Diaconia.
Aquela assessoria evidencia que além da economia nas despesas com energia elétrica, o bombeamento da água do poço para as plantações contribui para o cultivo das frutas na propriedade, que são matérias-primas para a produção de polpas, doces e salgados que já são comercializadas, principalmente através dos programas de aquisição de alimentos e alimentação escolar do município (PAA e PNAE), e outros produtos que são comercializados porta a porta, na própria comunidade.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural




Enviando...
Deixe seu comentário