Evento na UFCG debate trabalhadores migrantes do Nordeste

A Universidade Federal de Campina Grande sediará nos dias 13, 14 e 15 de março o evento: “A Agricultura Canavieira: Trabalhadores e Migrantes”. Na oportunidade, será lançado e debatido o vídeo-documentário “Migrantes”, dirigido por José Roberto Novaes. As discussões acontecerão no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no Campus de Campina Grande.

Segundo o assessor daquela unidade, Rosento Barreto, o evento começa no dia 13, a partir das 14 horas, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega com a mesa-redonda: “A expansão da cana no Brasil: aspectos econômicos, sociais e políticos” que terá como debatedores: José Roberto Novaes (professor do Instituto de Economia da UFRJ), de Carlita da Costa (Presidente do Sindicato de Empregados Rurais de Cosmópolis e Região de Campinas-SP) e Paulo César Lima (Diretor do Sindicato de Empregados Rurais de Cosmópolis e Região de Campinas-SP).

Na programação do evento, segundo Barreto, ainda constam no dia 14, a realização da oficina “O Uso da Imagem na Educação”, a ser ministrada por José Roberto Novaes e, no dia 15, no município de Tavares-PB, o lançamento do vídeo-documentário para os trabalhadores migrantes daquela cidade acrescentando que o evento é uma realização da UFCG (através da Pró-Reitoria de Extensão, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e do projeto de pesquisa “Juventudes Rurais do Nordeste: Trabalho, Migrações e Movimentos Sociais”) e do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rosenato informou que o vídeo focaliza a vida dos trabalhadores nordestinos nos canaviais de São Paulo e foi produzido em parceria com as Universidades Federais do Rio de Janeiro, de São Carlos, do Maranhão e do Piauí, com apoio do Ministério da Educação, do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top