Embrapa lança livro de receitas com carne de caprinos e ovinos na Feinco

Uma deliciosa viagem pelo mundo da gastronomia é proporcionada nas páginas do livro Sabores das Carnes Caprina e Ovina, lançado no dia 12 de março, no espaço Gourmet da Feira Internacional de Caprinos e Ovinos (Feinco) 2008. A publicação é editada pela Embrapa Caprinos e Embrapa Informação Tecnológica, unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A Feinco, o maior evento indoor deste mercado na América Latina, será realizada no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, entre os dias 11 e 15 de março.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>A informação foi repassada pela assessora da Embrapa Caprinos, Verônica freira, justificando que durante o lançamento, o editor técnico do livro, Antônio Cézar Rocha Cavalcante, comandará a cozinha interativa do espaço Gourmet Savana no preparo de seis pratos selecionados entre os mais de cem apresentados na obra, que a publicação mostra o preparo de receitas garimpadas pela equipe de autores entre inúmeros colaboradores e parceiros da Embrapa Caprinos e que em um arrojado trabalho de equipe, especialistas em nutrição, culinária e economia doméstica, além de criadores, produtores, extensionistas, foram consultados sobre as receitas.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>Freire informou que o livro começa com uma conversa com os leitores sobre os prazeres da carne caprina e ovina e que seguem-se dados sobre a produção de carne no mundo e no Brasil, cuidados com o abate e conservação e demonstrações sobre os tipos de cortes. “A obra ainda descreve as características e funções de temperos e as propriedades nutricionais com tabelas de nutrientes. Mostra, por exemplo, que a carne caprina assada apresenta menor concentração de gordura saturada que as carnes bovina, ovina, suina e de aves”, relata freire.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>O livro, segundo Verônica, foi escrito por uma equipe multidisciplinar formada pelo engenheiro agrônomo José Almir Martins de Oliveira (funcionário aposentado da Embrapa Caprinos); pelo bacharel em letras Hermenegildo Sampaio do Vale Jr (funcionário aposentado da Embrapa Caprinos); pelo médico veterinário, doutor em Ciências e pesquisador da Embrapa Caprinos, Antônio Cezar Rocha Cavalcante e pela doutora em Nutrição e Bioquímica, Miranice Gonzaga Sales. “São 82 páginas onde se seguem 21 receitas com carne caprina, 62 com carne ovina e 24 receitas de pratos e molhos especiais. A viagem gastronômica envolve desde pratos requintados, como costeletas de carneiro à duquesa ou carne caprina agridoce, a receitas regionais como a buchada de carneiro e o sarapatel, passando por deliciosos molhos como vinha d’alhos e de hortelã”, explica.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>Ela disse ainda que as receitas são entremeados com fotografias dos pratos produzidos por uma das culinaristas mais famosas do Ceará, Bel Castro. “As imagens, que enchem os olhos e atiçam a gula, foram captadas pelas lentes do renomado fotógrafo cearense Gentil Barreira, cuja carreira de 43 anos tem como marca um mergulho na cultura nordestina, bem retratadas em exposições como ´The Cearense Photografers´ (New Hapshire-EUA / 1988) e ´Faces of Northeastern of Brazil´ (Washington-EUA / 2001)”, relata Freire.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top