Extensão potiguar ministra curso na Festa do Caju em cidade do Agreste

Exposições, cursos, palestras, oficinas e a exibição de grupos musicais foram algumas atrações da 11ª Festa do Caju de Jaçanã, município localizado na região agreste do Rio Grande do Norte, que aconteceu da sexta-feira(9) até o domingo último, dia 11 de dezembro.

O evento aconteceu na Praça de Eventos da cidade e é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Jaçanã em parceria como o Governo do Estado, através da Emater-RN, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a empresa Incaju.

A informação é do assessor de comunicação daquela empresa de extensão rural, Antônio Sales, justificando que, segundo o extensionista rural da Emater, Aderson Soares, o objetivo da Festa do Caju é divulgar o potencial de Jaçanã na produção de frutas, especialmente o caju, uma das mais cultivadas naquela região e que, de acordo com o extensionista rural, no município existe uma plantação de caju cultivada em uma área de 700 hectares, sendo 600 ha da planta comum e 100 ha da espécie anão precoce. “Do pedúnculo do caju é extraído o suco concentrado, comercializado para outros estados. Para isso existe em Jaçanã uma Unidade de Beneficiamento de Polpa de Frutas e outra de beneficiamento da castanha construídas com recursos financeiros do MDA”, explica Sales ao dialogar com Stúdio Rural.

Sales explicou que durante a Festa do Caju, a Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e a Emater-RN montam um estande para expor a variedade de alimentos procedentes da agricultura familiar em Jaçanã, bem como os projetos e programas desenvolvidos, destacando a produção de frutas, legumes e hortaliças e que no mesmo espaço, Aderson Soares ministrou uma oficina com o tema “Perspectivas da Fruticultura no Âmbito Estadual”.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Foto: Assecom Emater-RN  

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top