Feira direta ao consumidor melhora qualidade de vida dos produtores rurais da Borborema

A Feagro, Feira do Produtor Rural, que acontece todas as sextas-feiras na pirâmide do Parque do Povo, em campina Grande, está chegando aos seus 12 anos de existência com o processo de venda dos produtos agrícolas direto ao consumidor, melhorando a qualidade de vida de cerca de 80 famílias de agricultores de cidades do Brejo, Cariri e Agreste do Compartimento da Borborema.

Antônio Venâncio de Moura(foto) é coordenador da Emater Regional Campina Grande e explica como tem sido desenvolver as atividades junto aos agricultores assistidos pela Emater. “A avaliação que temos nestes 12 anos de trabalho que comemoraremos em julho, é positiva, de crescimento, de melhoria de vida para os produtores rurais. Nós começamos aqui com os produtos colocados no chão, hoje nós estamos nas barracas, começamos com as ajudas dos prefeitos dos dezoito municípios doando os carros pra trazer os produtos aos produtores e hoje nenhum prefeito doa mais os carros, não que eles não queiram doar é que não necessitam mais, os próprios produtores têm seus próprios carros, hoje alugam seus carros e sentem a necessidade de não está mais abusando ou pedindo ao prefeito isso ou aquilo”, ilustra o extensionista ao afirmar que aquela é uma experiência exitosa.

Venâncio disse que é notável o avanço na qualidade de vida das famílias de agricultores que hoje têm um processo de conivência direta com o consumidor, acrescentando que com a retirada do atravessador os preços ficaram mais acessíveis aos consumidores e, mesmo assim, aumentou a margem de lucro dos produtores rurais. “Só nós que estamos junto ao produtor rural é vê a diferença hoje desses produtores então a gente que agradecer a vocês que fazem imprensa e que ajudaram muito no crescimento dessa feira, a própria Emater através de Severino Henrique que teve a felicidade de fazer essa feira”, lembrou Venâncio.

Moura falou sobre as estratégias desenvolvidas pelas famílias de agricultores em fazer com que a feira exista todas as semanas durante o ano todo sem faltar produtos ao consumidor, evidenciando que neste ano de 2008 a oferta de produtos em meses próximos apresenta expectativa de ampla oferta em produtos diversos. “Quando for no mês de setembro nós estaremos aqui com uma fartura grande, com os preços lá em baixo e o pessoal alegre”, antecipa.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top