Implementação de cisterna calçadão proporciona melhor produção pra família agricultora de Cubati

A aquisição de uma cisterna calçadão com capacidade para 52 mil litros de água melhorou a capacidade de produção da propriedade rural da agricultora Angelita Moreira de Medeiros(foto), residente na comunidade Capoeiras de Cubati, Curimataú paraibano.

Visitada pela equipe Stúdio Rural, a agricultora disse que já fazia plantio de culturas diversas ao redor de casa e que com a implementação do equipamento a família ganha novo impulso para aumentar a capacidade produtiva de culturas alimentares para a família e plantios variados de plantas medicinais já que ela reservou uma área próxima de casa e ao redor da cisterna calçadão onde já está plantando culturas diversas. “Eu já plantava, tenho dois quintais aí cheios de pé de fruteiras, troços de remédios, de hortas, só que agora já estou avançando mais para ali. Minha horta agora vou fazer que é até daquelas econômicas onde vou comprar lonas e fazer delas aqui”, explica a agricultora ao participar do Programa Universo Rural da última quarta-feira, 24 de agosto.

Ela disse que uma das formas de conquistar diversas ações para a unidade familiar rural foi está sempre presente nas reuniões da associação dos agricultores e exemplificou o novo equipamento conquistado via patrocínio da Petrobrás através do Programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania que é trabalhado pelo Projeto Água no semiárido com apoio das entidades do Coletivo.

Ela informou que está participando de um fundo rotativo de telas, trabalho com recursos do mesmo projeto e material que é feito pela própria comunidade para o processo de reservas das áreas destinadas ao plantio e a criação de aves e pequenos animais e disse da importância das entidades na vida dos agricultores. “A coisa melhor que aconteceu aqui foi isso, já tenho a cisterna de beber nesse lado ali e agora essa, é um barreirão esse cisternão e tenho dito: se eu tivesse condições e minha filha também eu não ia bulir nessa água tão cedo, porque carregava enquanto tivesse água no barreiro”, explica dona Angelita como forma de estimular nossos ouvintes da importância de estarem organizados na busca de oportunidades estruturantes para as pequenas unidades rurais.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top