Exposição de animais de cidade potiguar conta com dia campo da Emater e Emparn

Produtores de animais da região central do Rio Grande do Norte se encontram durante a 18ª Expolajes, exposição de bovinos, ovinos e caprinos que acontecerá no Parque de Exposições Deputado Nélio Dias, no município de Lajes, entre os dias 26 e 28 de agosto.

Segundo a assessora da Emater-RN, Luciana de Oliveira, o evento é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, em parceria com suas vinculadas Emater-RN e Idiarn, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Prefeitura Municipal de Lajes, Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Caprinos e Ovinos (Ancoc), Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão do Cabugi (Acosc), entre outros parceiros e patrocinadores.

Luciana informou que a Emater-RN, em parceria com a Emparn, realizará nesta sexta-feira(dia 27 de agosto), a partir das 7h30, um Dia de Campo sobre seleção de animais, higiene da ordenha e produção e armazenamento de forragem, evidenciando que um, um dos destaques da programação técnica da Expolajes será a palestra “Agalaxia Contagiosa”, uma iniciativa da Acosc e que a palestra combina com um dos temas do Dia de Campo promovido pela Emater, a higiene durante a ordenha. “A síndrome atinge ovinos e caprinos e se manifesta pelo surgimento de bactérias, ocasionando mastite no animal, redução súbita da produção de leite e outras doenças”, explica aquela assessora.

Ela disse que o mal é causado pela falta de higiene durante a ordenha, permitindo a entrada do agente através do canal do teto e lembra que a palestra sobre “Agalaxia Contagiosa” será proferida pelo médico veterinário e professor da Universidade Federal de Campina Grande (Campus de Patos), Edísio Oliveira de Azevedo.

A programação da Expolajes, segundo Luciana de Oliveira, constará também de Encontro Regional de Cooperativas, apresentações culturais, torneio leiteiro, concurso rainha da Expolajes 2011, julgamento de animais de elite, visita educativa de 800 alunos de escolas dos municípios da região central, corrida de jegue, exposição de produtos e artesanatos, exposição de ovinos e caprinos em geral e II Feira de Ovinos e Caprinos dos produtores da agricultura familiar.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top