Incra anuncia mais um imóvel rural de interesse social na Paraíba

O imóvel rural denominado “São Vicente”, localizado no município de Condado, no sertão paraibano, a cerca de 342 km da Capital, foi declarado de interesse social para fins de reforma agrária através de Decreto Presidencial publicado no Diário Oficial da União na última quarta-feira, dia 23.

A informação é da assessora de comunicação do Incra-pb, kalyandra Vaz, explicando que com a publicação do decreto, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) fica autorizado a promover a desapropriação e dar andamento à criação de um novo projeto de assentamento na área de aproximadamente 1.279 hectares e com capacidade para assentar 50 famílias de trabalhadores rurais, observando as áreas de reserva legal (equivalente a 20% da área do imóvel) e de preservação permanente (margens de rio, cumes de morros etc.).

Vaz informou que, de acordo com o superintendente regional do Incra na Paraíba, Frei Anastácio(foto), a próxima ação da Autarquia será a realização do levantamento de tudo o que existe na fazenda, a exemplo de casas, açudes e poços, para ser avaliado o valor da indenização que será paga ao proprietário. “Frei Anastácio explicou que a autorização de desapropriação do imóvel, que estava sub-judice desde o final de 2006, é importante para atender à demanda de trabalhadores rurais sem terra na região”, relata Vaz.

Ao contatar com a equipe do Programa Domingo Rural aquela assessora informou, ainda, que o coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) na Paraíba, Paulo Sérgio Alves da Silva, contou que as famílias que esperam a desapropriação da fazenda São Vicente moram atualmente em barracos de lona às margens da BR-230, próximo ao imóvel, mas já possuem plantações dentro dos limites da propriedade.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top