João Pessoa sedia Congresso Estadual da Agricultura Familiar

A cidade de João Pessoa sediou o I Congresso Estadual da Agricultura Familiar em evento que aconteceu na sede do sindicato da construção civil e contou com participação de entidades e autoridades diversas de governos além de agricultores e agricultoras de cidades diversas do Estado filadas a sindicatos da agricultura familiar, SINTRAFs.

Participaram representações da Embrapa Algodão, Embrapa Transferência de Tecnologias escritório Campina Grande, Prefeitura de João Pessoa, Delegacia Federal do MDA no Estado dentre outras além de representações da FETRAF-RN e PE, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar e os SINTRAFs da região de Cruz do Espírito Santo, Monteiro, Zabelê e São Sebastião do Umbuzeiro.

Para o presidente da FETRAF-PB, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado da Paraíba, Ednaldo Leite Pereira, o primeiro congresso mostra a realidade e a necessidade de se estabelecer uma relação de poder através da federação que, em parceira com os sindicatos da categoria, possam discutir ações e políticas estruturadoras para a agropecuária familiar de todo o estado da Paraíba. “Há um histórico da agricultura familiar no Brasil, nós começamos essa discussão com a pequena produção e posteriormente agora no Governo Lula se criou esse nome agricultor familiar, mas isso já vem a mais de vinte anos se discutindo no Estado da Paraíba.

Para o delegado federal do desenvolvimento agrário na Paraíba, Marenilson da Silva, a criação da FETRAF e SINTRAF só vem fortalecer a agricultura familiar de todo o estado exemplificando a divisão entre Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Agrário que deixaram mais claro as ações e recursos a serem executados em benefício do segmento. “Nós entendemos que a agricultura familiar ela vai muito além da agricultura de subsistência, ela cria o produto que vai pra o mercado, seja nas feiras agroecológicas, seja nos programas de aquisição de alimentos e hoje os 30% da merenda escolar sendo destinada a agricultura familiar, ou seja, a agricultura familiar ganhou um espaço bom e nós do desenvolvimento agrário estamos a disposição para cada dia mais as pessoas terem acesso as políticas públicas”.

João dos Santos Silva é presidente do FETRAF-PE, participou do evento e disse que pouco a pouco o fortalecimento do espaço sindical rural da agricultura familiar começa a se tornar realidade na Paraíba e que Pernambuco e Paraíba já vinham em discussão para a construção do Sindicato aqui na Paraíba já que as políticas nacionais de desenvolvimento devem acontecer de forma mais ampla envolvendo os estados da federação como um todo. “O Nordeste está muito forte, a gente no Nordeste somos nove estados e hoje já temos sete federações, sete FETRAFs, então apenas e, dois estados está faltando a criação da FETRAF”, ilustra Santos.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top