Laboratório pernambucano anuncia calor e chuvas normais no primeiro trimestre de 2010

Chuvas dentro da normalidade estão previstas para Pernambuco nos três primeiros meses de 2010.

A informação é do assessor de comunicação do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), Robério Coutinho, justificando que aquele laboratório realizou o prognóstico e que as probabilidades são de 30% acima da média, 40% normal e 30% abaixo. “Nesse contexto, destaca-se, também a possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva moderadas, principalmente no Sertão de Pernambuco”, relata aquele assessor ao contatar com a equipe do Programa Domingo Rural.

Ao contatar com Domingo Rural ele informou que com relação à temperatura estão previstos valores acima da normal climatológica, o que indica a continuidade do calor para o inicio do próximo ano, acrescentando que, segundo a coordenadora do Lamepe, Francis Lacerda, a alta temperatura para o novo ano está associada à continuação do aquecimento das águas na região do Pacífico Equatorial, explicando que as águas estão até 2ºC acima, o que sugere a persistência da fase madura do fenômeno El Niño, portanto, o calor deve continuar.

Outra informação evidenciada por Coutinho é que para o período de janeiro a março de 2010 a maioria dos modelos climáticos indica tendência de precipitação abaixo da média histórica sobre o norte da Região Nordeste do Brasil e que para esse setor a distribuição de probabilidade é: 25% acima, 35% normal e 40% abaixo.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top