Líder agricultor de Boa Vista fala sobre papel da Emater na congregação de pessoas para a implementação de tecnologias

SR200317bO desenvolvimento da agricultura familiar depende sempre do processo de organização das famílias agricultoras no processo de conhecimento para a adoção das novas tecnologias sociais apropriadas a convivência com o semiárido.

A opinião é do agricultor familiar, Veron Araújo, presidente da ASSAFAC, Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares do Caluête, município de Boa Vista, área metropolitana de Campina Grande, justificando que a Emater tem assumido papel já histórico para o desenvolvimento daquela comunidade já que está presente seguidamente na vida da zona rural e cita um conjunto de ações desenvolvidas e implementadas na comunidade para uso coletivo, citando como exemplo a perfuração de um poço artesiano adquirido há quase três décadas, em seguida a adoção de um dessalinizador que passou a qualificar água para o consumo humano e mais recentemente a construção da barragem subterrânea que está sendo concluída nesta semana. “Vendo experiências em outras comunidades ali para o lado de Soledade, para o lado de Cabaceiras onde sempre a gente via histórias com cisternas calçadão, cisternas de enxurradas, barragem subterrânea e foi assumindo essa vontade, e justamente aqui na minha comunidade é a primeira barragem a ser feita, aqui já tem barragens em Boa Vista, mas aqui na comunidade do Caluête é a primeira, e eu quero que ela sirva de modelo para que quando, se Deus quiser, as águas vierem vai dar o resultado esperado e o pessoal de minha comunidade, de minha associação vai ver e vai buscar essa tecnologia que vai ajudar o homem do campo”, explica o agricultor ao dialogar com Stúdio Rural.

Ele lembrou tratar-se de uma região com bem pouca chuva, mas que com a adoção de tecnologias e unidade entre as pessoas as coisas podem ser melhor para a qualidade de vida das famílias da comunidade. “O recado que eu deixo é que você sozinho você será sempre só. Seja um idealizador, você busque uma associação, busque um cooperativismo onde você junto com mais dois, três, dez, vinte agricultores você será mais forte”, aconselha aquele agricultor afirmando que a Emater tem tido papel fundamental para as conquistas contabilizadas na comunidade. “No meu caso aqui a minha contra partida foi a questão da lona onde a gente entrou com a lona, a prefeitura com a máquina e a Emater com a assistência técnica, e com essa parceria o resultado, se Deus quiser, será positivo”, explica.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Foto  : José Anízio

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top