Mais seis municípios do Cariri Ocidental paraibano receberam caminhões-pipa do PAC2

Mais seis municípios do território do Cariri Ocidental da Paraíba receberão caminhões-pipa para o combate aos efeitos da seca em evento que acontecerá na próxima segunda-feira (20/01).

A informação é do assessor daquele território, Roberto Barros, explicando que a entrega acontecerá na Associação Comercial e Industrial de Patos, pela delegada do MDA/PB Giucelia Fiqueiredo , faz parte do conjunto de ações estruturantes aos municípios style=mso-spacerun: yes>  para a convivência com a estiagem, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Ao dialogar com Stúdio Rural, Barros explicou que o Programa de Aquisição de Máquinas e Equipamentos do PAC 2 é destinado a municípios com até 50 mil habitantes e prioriza as cidades em situação de emergência que possuam maior presença de agricultores familiares em relação ao total de produtores rurais.

Barros salientou que por meio do Sistema de Monitoramento do PAC – (SISPAC) ,as prefeituras devem responder uma declaração online em formato de formulário sobre o uso de cada equipamento adquirido evidenciando que a declaração é referente ao exercício anterior exemplo um equipamento entregue em qualquer mês de 2013 que deverá ter seu formulário preenchido neste ano 2014. “A operação e a posição de alguns equipamentos serão monitoradas online via GPS. Além disso, as DFDAs fazem visitas periódicas, por amostragem, a algumas prefeituras, para verificar o uso dos equipamentos e seus benefícios à agricultura familiar”, explica aquele assessor.

A doação do maquinário, informou Barros, tem o objetivo de fortalecer o campo, a agricultura familiar, auxiliar na manutenção e construção das estradas vicinais para escoamento da produção e deslocamento da população rural, e também, visando amenizar os efeitos da seca, com a construção de açudes e pequenos reservatórios de água, para abastecimento dos municípios que decretaram situação de emergência em decorrência da estiagem.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Universo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top