Nesta segunda-feira: Soledade realiza reunião para discutir Cochonilha do Carmim

Objetivando discutir o perigo e prejuízos apresentados pela Cochonilha do Carmim é que a prefeitura de Soledade e membros do Fórum Territorial do Cariri Oriental, vão realizar uma reunião no Clube Recreativo da cidade de Soledade com início para às 9 horas da manhã.

O tema foi evidenciado no Programa Domingo Rural deste domingo(16/01) ao dialogar com o secretário de agricultura daquela cidade e vice-prefeito, José Bento Leite do Nascimento que falou sobre a expectativa que vive os moradores das cidades produtoras de pecuária em toda aquela região. “Exatamente, por que? Está evidenciada em nossa região, focos da Cochonilha do Carmim, e conseqüentemente a gente está presenciando os agricultores, os produtores ficando desesperados com o problema da cochonilha do Carmim, já sabem dos problemas que causam, dizimam e acabam com a palma forrageira de nossa região e nem tem como fazer o controle. Ou a gente vai desenvolver uma prática de convivência com esse inseto ou vai se acabar os palmeias”, explica Bento Leite.

Ao diaogar com os ouvintes da 590 kHz em conexão, José Bento lembrou que considera não ser possível os produtores enfrentarem o desafio e prejuízo sem o apoio do Estado o que torna indispensável o esforço coletivo entre poder público e sociedade civil para encontrar a forma de continuar produzindo mesmo com a presença da praga. “Muitos agricultores já estão falando em vender o rebanho, os animais, quer dizer, já estão entrando em estado de desespero. Nós sabemos que tem como conviver com isso. Nós já temos em torno de 70 sementeiras em palmas resistentes a cochonilha do carmim que é a palma orelha de elefante mexicana, a pala dedo de moça baiana que nós conseguimos via associação dos produtores rurais trazendo da Bahia e a palma doce”, explica.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top