Núcleo apresenta estudo indicando crescimento da agricultura familiar na próxima década

O Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead) do Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA) apresentou um estudo apontando que a agricultura familiar continuará crescendo nos próximos dez anos.

A informação é da assessoria de comunicação do MDA, explicando que o estudo apresentado no último dia 03, em Brasília, denominado ‘Análise e Planejamento Territorial – Projeções e Estratégias para a Agricultura Familiar Brasileira’ faz uma prospecção dos cenários futuros e leva em conta quatro fatores, como dinâmica municipal da agricultura, o desenvolvimento econômico da população, a aptidão agrícola e o interesse ambiental.

Aquela assessoria explicou que para fazer a projeção da agricultura familiar nos próximos dez anos, os técnicos do Nead utilizaram dados do Censo Agropecuário de 1996 e 2006 e dados do Censo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de 2011 e que em uma das constatações, o estudo afirma que a participação da agricultura familiar continuará crescendo na produção dos dez principais alimentos que vão à mesa do brasileiro, como feijão, arroz, milho, leite e mandioca. “No entanto, o documento alerta para o risco de perda de espaço da agricultura familiar para a produção extensiva caso não haja investimentos”, explica.

Ainda segundo aquela assessoria, a publicação “Análise territorial e políticas para o desenvolvimento agrário”, que gerou o estudo em questão, está disponível para download gratuito na página do Nead http://www.mda.gov.br/sitemda/pagina/nead-estudos.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Faça um comentário

Todos os campos obrigatórios são marcados como (requerida). Seu Endereço de e-mail não será publicado

Voltar para o topo