Pacto da agropecuária cearense debate valorização do queijo artesanal

Estratégias para valorização do queijo artesanal serão debatidas na próxima reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense, na terça-feira, 17 de maio em evento que ocorrerá na sede da Embrapa Agroindústria Tropical, onde é desenvolvido um projeto que visa a obtenção da indicação geográfica do queijo coalho produzido na região de Jaguaribe/CE.

A informação foi repassada pela assessora de comunicação daquela unidade da Embrapa, Verônica Freire, justificando que a coordenadora do projeto, pesquisadora Socorro Bastos, será uma das palestrantes do encontro e é da opinião de que a exigência de pasteurização do leite pela atual regulamentação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é uma ameaça para os queijos artesanais, produzidos com leite cru já que muda as características do queijo. “A pesquisadora Socorro Bastos completa que estudos têm demonstrado que entre os atributos mais importantes para a segurança do queijo estão as Boas Práticas Agropecuárias (BPA) e de Fabricação (BPF). Quando a produção não segue as BPAs, mesmo com o leite pasteurizado, podem surgir problemas em relação à segurança microbiológica”, relata Verônica Freire ao dialogar com Stúdio Rural.

Bastos informou ainda que alguns estados brasileiros têm legislação para regulamentar a produção de queijo artesanal, como Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Minas Gerais onde, dessa forma, o produto pode obter registro para comercialização no estado, mesmo com a produção artesanal, dispensando a pasteurização do leite e acrescentou que nos estados da Paraíba, Sergipe e Ceará existem grupos de discussão sobre novas legislações estaduais que garantam a preservação dos tradicionais queijos das regiões.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top