Petrobrás renova Projeto Terra Pronta com parceiras no RN

Uma solenidade de renovação do Projeto Terra Pronta estará sendo realizado na manhã desta quinta-feira(26) no auditório do SESI em Mossoró, ação desenvolvida com o governo do RN através da Emater e 17 prefeituras e neste ano beneficiará cerca de 10 mil pequenos produtores rurais ao viabilizar o preparo de terra para o plantio, numa área de aproximadamente 15 mil hectares.

Segundo o assessor de comunicação da Emater-RN, Iano Flávio, o Projeto beneficiará os municípios potiguares de Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Assú, Caraúbas, Carnaubais, Felipe Guerra, Gov. Dix-Sept Rosado, Ipanguaçu, Macau, Mossoró, Pendências, Porto do Mangue, Serra do Mel, Upanema e Guamaré. “O objetivo é disponibilizar aos pequenos proprietários de terras e aos assentamentos rurais a infra-estrutura básica para o plantio, através da preparação motomecanizada do solo e distribuição gratuita de sementes para culturas de milho, feijão, algodão e outras”, relata Iano, acrescentando que essa iniciativa visa estimular o desenvolvimento da agricultura familiar, uma das ações prioritárias do Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras, do qual ele é parte integrante, além da produção de oleaginosas, matéria-prima para produção de biodiesel.

Ele informou que a Petrobras irá disponibilizar óleo diesel, que irá movimentar os tratores cedidos pelas prefeituras dos municípios participantes e à Emater-RN caberá o gerenciamento do projeto e a distribuição de sementes selecionadas para o plantio. “Realizado no Rio Grande do Norte há 15 anos, o Projeto Terra Pronta tem sido um aliado fiel dos pequenos agricultores nos municípios onde é desenvolvido, melhorando a produção e contribuindo para a geração de renda no campo”.

Ao contatar com Stúdio Rural Iano informou que para tornar o Programa ainda mais participativo, desde o ano passado, cada município passou a ter um Comitê Gestor formado representantes da Secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Emater-RN e Câmara de Vereadores que é responsável pela indicação dos beneficiários e acompanhamento da execução do Terra Pronta.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top