Petrolina realiza seminário sobre produção integrada e sistema agropecuário
Tem início às 20 horas desta terça-feira(08), indo até a próxima sexta-feira(11) o XI Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas e do III Seminário sobre o Sistema Agropecuário de Produção Integrada (SAPI). Promovidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Embrapa Semi-Árido e a Valexport, os eventos deverão reunir cerca de 300 pesquisadores, técnicos e representantes da iniciativa privada de todo o país.
A informação foi repassada pelo assessor de comunicação da Embrapa Semiárido, Marcelino Ribeiro, justificando que o evento acontece no auditório do Senai, em Petrolina-PE, terá como palestra de abertura Desafios e benefícios da Produção Integrada para a agropecuária brasileira que será apresentada pelo produtor Euder Almeida Ribeiro, diretor da Fazenda Alphavale e com grande experiência em exportação de frutas (manga e uva) e que os seminários acontecem ao mesmo tempo de 8 até 11 de setembro.
Ribeiro informou que na região de Juazeiro e Petrolina, os programas de produção integrada de manga e de uva estão instalados em cerca 7.600 ha e 5.085 ha, respectivamente, trabalho coordenado pelos pesquisadores da Embrapa Semi-Árido, Paulo Roberto Coelho Lopes e José Eudes de Morais Oliveira. Segundo o engenheiro agrônomo Paulo Roberto Coelho Lopes, pesquisador da Embrapa Semi-Árido, os seminários tem por objetivo de debater temas relacionados à Produção Integrada a fim de tornar a agropecuária brasileira mais competitiva, com produtos de alta qualidade, sem, no entanto, esquecer das questões relacionadas à sustentabilidade ambiental e ao bem estar das pessoas que trabalham no processo de produção, relata Marcelino.
Ele acrescentou que, de acordo com o MAPA, atualmente cerca de 500 instituições públicas e privadas participam de 56 projetos de produção integrada que estão implantados em quase 64 mil hectares, envolve 2.333 produtores e empresas que produzem mais de 1 milhão e 680 mil toneladas.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural




Enviando...
Deixe seu comentário