Entidade campinense abre inscrições para Curso em participação no orçamento público

O Curso “Por Dentro do Orçamento” (PDO) promovido todos os anos pelo Centro de Ação Cultural – CENTRAC, está com inscrições abertas para sua edição 2009.

A informação foi repassada pela assessora de comunicação daquela ONG, Olímpia Figueiredo, justificando que o PDO vai acontecer nos dias 26 e 27 de setembro e 03 e 04 de outubro, das 9h às 17h na sede do CENTRAC, localizada à Rua Rodrigues Alves, 672, Prata e que é totalmente gratuito e voltado para estudantes, lideranças comunitárias, membros de conselhos municipais (Saúde, Assistência Social, Educação, etc.) e qualquer pessoa interessada em conhecer um pouco mais sobre a temática do orçamento público. “O Objetivo do curso é capacitar a sociedade civil para a intervenção nos espaços de construção, definição e implementação de políticas públicas bem como disseminar conhecimentos úteis para os/as cidadãos/as contribuintes”, informa.

Ela informou ainda que a metodologia dos cursos é orientada para a educação popular, tratando de uma forma simples o tema, fazendo as pessoas entenderem que o Orçamento Público não é um assunto complicado e de interesse de técnicos e economistas, muito pelo contrário, está diretamente ligado às políticas públicas e consequentemente à qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs. “Estão sendo oferecidas 45 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone: 3341-2800 ou pelo E-mail: [email protected] ou ainda diretamente na sede do CENTRAC”.

Programação
Módulo I: Participação Cidadã
Data:26 e 27 de setembro
Hora: 09h às 17h
1. Conceito de cidadania e participação
2. Por que participar dos processos de decisão política?
3. Instrumentos e mecanismos de participação
4. O Estatuto da Cidade como instrumento de participação cidadã
Módulo II: Orçamento Público
Data: 03 e 04 de outubro
Hora: 09h às 17h
1. Conceito e princípios orçamentários
2. Legislação orçamentária
3. Classificações Orçamentárias
4. Créditos Adicionais
5. Normas Gerais

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top