Previsão de chuvas para o inverno pernambucano será definida nesta quinta-feira

A previsão de chuvas para o inverno pernambucano, principalmente para as regiões da Zona da Mata, Metropolitana do Recife e à Capital do Estado, será definida nesta quinta-feira (16), por meio da 5ª Reunião de Análise Climática do Nordeste do Brasil.

A informação é do assessor de comunicação do governo pernambucano, Robério Coutinho, justificando que o encontro, promovido pelo Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), reunirá meteorologistas de 14 estados brasileiros no Instituto de Tecnologia do Estado (Itep). “De acordo a coordenadora do Lamepe, Francis Lacerda, além de todos os nove centros estaduais de meteorologia do Nordeste, representantes de Brasília, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás participarão do evento”, relata Coutinho, acrescentando que outras instituições, como, universidades, institutos de pesquisa, secretarias estaduais, Ministério da Ciência e Tecnologia, também estarão presentes e que a reunião tem como objetivo definir a previsão climática dos setores Norte e Leste do Nordeste do país, para os meses de maio, junho e julho.

Durante o encontro, explica Coutinho, a quantidade das chuvas de cada estado nordestino será apresentada, através da análise dos aspectos sinópticos representativos da escala regional, que irá demonstrar o comportamento das chuvas deste ano, até o mês atual. “A capacidade dos reservatórios de água também será exposta. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – SP, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) contribuirá para a elaboração de previsão em escala global, direcionado ao Brasil, auxiliando os centros de meteorologia nordestinos à elaboração de previsão regional e estadual”, relata.

Aquele assessor informou ainda que o Lamepe divulga o resultado da previsão de chuvas na sexta-feira (17), a partir das 8h30, no auditório Engenheiro Pelópitas Silveira, no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) e das 9h30 às 11h acontece uma coletiva à imprensa.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top