Produção Agroecológica Integrada e Sustentável do Sebrae é tema em Domingo Rural e Esperança no Campo

SR251115aAgricultores e agricultoras familiares de microrregiões do estado da Paraíba participaram de um encontro de três dias tratando o projeto Pais, Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), em evento acontecido nos dias 09, 10 e 11 deste mês, no Day Camp, zona rural de Campina Grande.

O encontro reuniu agricultores e agricultoras das regiões do Brejo, Curimataú e Cariri que já estão contemplados com o projeto e cultivam alimentos sem agrotóxicos e evidenciou capacitações de gestão dos negócios rurais, técnicas de manejo adequadas para o semiárido, como vender para programas federais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), acesso a novos mercados, oportunidades em momentos de crise, além de palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O tema foi evidenciado no Programa Esperança no Campo e Programa Domingo Rural dos dias 14 e 15 últimos com entrevistas com agricultores e representações do Sebrae que falam sobre o projeto que vem sendo desenvolvido em microrregiões diversas do estado. “Na verdade a gente está no sexto encontro do projeto, ele vem com uma antiga gestão e ele promoveu o primeiro encontro e a gente achou que esse encontro é uma troca de experiências que a gente precisa estar a todo momento fazendo com eles, então a avaliação que eu tenho é sempre positiva, daqui eles estão levando muitas informações, as informações da área que a gente realmente deseja que é a área de gestão em que eles têm que ver a propriedade deles como uma empresa, então para o Sebrae é sempre positivo esse momento”, explica a representante do Sebrae Campina Grande, Andrea Luciana Xavier de Menezes, em contato com o público ouvinte da Rádio Queimadas FM e Rádio Serrana de Araruna AM.

Beneficiário do projeto há dois anos, o agricultor José Rivaldo de Aguiar, residente no Assentamento Queimadas, no município de Remígio, disse que a ação veio para somar ao conjunto das ações desenvolvidas por entidades como ONG Arribaçã, Embrapa, AS-PTA dentre outras e vem intensificando a melhor qualidade de vida da família. “Eu recebi uma caixa d´agua de 5 mil litros, 500 metros de mangueira, uma bomba sapo, três rolos de tela, dez galinha e um galo caipira e o técnico me ensinando a fazer”, explica ao dialogar com nosso público ouvinte.

Genecy Pereira dos Santos, Lula da Pitombeira, reside no sítio Pitombeira, município de São Sebastião do Umbuzeiro, Cariri Ocidental, disse que está no projeto há cerca de dois anos, foi contemplado com o projeto e seus acessórios que vem contribuído com mais conhecimentos e melhor qualidade de vida para a família e garante quem chega na zona rural do município, próximo de sua unidade produtiva, logo percebe a diferença do verde na área de produção da família dele. “Eu não vou lhe dizer que vai ver muita coisa por causa da falta de invernos, em razão do tempo, eu e a esposa planto ali ao redor do pais do Sebrae e vejo o resultado”, explica dizendo que melhor ficará depois que as chuvas que estão ausentes desde quatro anos passados voltarem para tornar verde o que parece morte e dar condições de produção ao sertanejo que parece estar quase no fim de suas condições de continuar empreendendo no meio rural do semiárido. “Quando pensa que não, chega as chuvas e meus depósitos: meus cacimbão, meu rio, minha barragem, meu barreiro, minha cisterna, meu poço melhora e aí posso dizer que recobrei minhas forças”, explica aquele caririzeiro paraibano.

Boas práticas na manipulação de alimentos e formação de preço de venda; palestra sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR); oficina falando de crise e suas alternativas; palestra como fornecer para o PPA e PNAE foram como ênfase de oferta de ações e conhecimentos compartilhados durante os três dias.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top