Professores e estudantes da UEPB participam de projeto no Maranhão

Um grupo de acadêmicos e professores do Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) viajou na última sexta-feira (16) para participar, neste mês de janeiro e em fevereiro, do Projeto Rondon 2015.

A informação é da assessora de comunicação daquela instituição, Tatiana Brandão, explicando que são estudantes do 2º, 5º e 7º período dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Educação Física, Direito, Pedagogia, Biologia e Comunicação Social que vão viver a experiência de passar 15 dias realizando ações nas diversas áreas do conhecimento, em uma comunidade carente na cidade de Mata Roma, no interior do Maranhão.

Ela explicou que a equipe de estudantes selecionada pela UEPB integra a chamada “Operação Jenipapo”, que funcionará em parceria com o Centro Universitário de Votuporanga (Unifev), de São Paulo e que mais de 15 municípios do Maranhão foram contemplados com a edição 2015 do Projeto Rondon. “Os estudantes partiram de Campina Grande e retornam à Paraíba no dia 2 de fevereiro. Em Mata Roma, eles vão encontrar uma realidade diferente de sua rotina e precisarão usar os conhecimentos adquiridos em sala de aula para tentar melhorar a qualidade de vida da população”, explica aquela assessora.

Brandão acrescentou que os estudantes foram selecionados pela coordenação de cada curso, considerando o perfil de cada um, tendo como critério aqueles que demonstraram disposição para se adaptar a um ambiente fora do conforto de sua casa e que com a experiência, eles terão a oportunidade de usar um pouco dos ensinamentos da Universidade para ajudar a intervir na realidade da cidade maranhense. Aquela assessora explica, ainda, que o Projeto Rondon é um programa do Governo Federal, promovido pelo Ministério da Defesa, e objetiva viabilizar a participação de estudantes universitários nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top