Programa da UFCG abre inscrições para Concurso de Redação e Artigo Científico sobre o Semiárido

A Universidade Federal de Campina Grande, através do Programa de Estudos e Ações Para o Semiárido (PEASA), está com style=mso-spacerun: yes>  as inscrições abertas até o dia 23 de abril para o 3º Concurso de Redação e Artigo Científico Expedição do Semiárido.

Segundo a assessora de comunicação do PEASA/MISA/UFCG, Helda Suene, podem concorrer na Categoria Redação alunos do ensino médio e técnico profissionalizante e na Categoria Artigo Científico alunos de graduação e pós-graduação (devidamente matriculados), explicando que os alunos que tiverem seu trabalho selecionado ganharão uma viagem de oito dias, seguindo um roteiro por cidades do Semiárido da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, conhecendo as belezas da caatinga, a vida do homem do campo, áreas turísticas, projetos de agricultura familiar, trilhas e aulas de campo em pleno Semiárido. “Vão apreciar o ar puro da mata, por exemplo, na trilha até a Pedra da Boca (Araruna), admirar paisagens belíssimas como o por do sol no Lajedo de Pai Mateus (Cabaceiras), enriquecer seus conhecimentos sobre as região semiárida nas aulas com o prof. doutor em Recursos Naturais Daniel Duarte, do alto do Pico do Jabre (Matureia), e se deliciar com as comidas regionais, apreciar o artesanato de cada localidade visitada, entre outras atividades incluídas no roteiro”, relata Helda ao dialogar com Stúdio Rural.

Ela explicou que o programa integra o PEASA/MISA/UFCG, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) como realizadores do concurso, em parceria com o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sebrae-PB, Governo do Estado/PBTUR, EdUEPB, Comprov e Lokmaq.

Suene explica que as redações abordarão os seguintes temas: Desenvolvimento Sustentável no Bioma Caatinga; Centenário de Luiz Gonzaga e sua Influência na Cultura do Semiárido; Alternativa Econômica para Convivência Com o Semiárido, e Técnicas Alternativas e Apropriadas ao Semiárido. A redação será presencial e o tema será sorteado no dia de realização da mesma. 

Já os artigos científicos, explica a jornalista, podem abranger um dos seguintes temas: Desenvolvimento Sustentável; Meio Ambiente; Cultura Popular; Produção Agropecuária Familiar e Comunitária; Agregação de Valor Através da Agroindústria; Aproveitamento Sustentável dos Recursos Naturais; Recomposição da Vegetação Nativa; Aspectos Socioeconômicos, Antropológicos, Históricos e Geográficos da Região e deverão ser enviados para o PEASA/MISA/UFCG.

Aquela assessora argumenta que o regulamento completo e a ficha de Inscrição estão disponíveis no portal www.expedicaosemiarido.org.br e mais informações pelo telefone (83) 2101 1591.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Universo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top