Unidade gestora e STR capacitam famílias contempladas com cisternas em Queimadas

Durante os dias 21 e 22 o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Queimadas, em parceria com o Pólo Sindical da Borborema, realizou uma capacitação para 34 componentes das 68 de famílias contempladas com cisternas de placas naquele município, conforme divulgado no Programa Domingo Rural da Rádio Serrana de Araruna em conexão do dia 18 de março(Clique e leia).

Já no dia 28 e 29 foi a vez da segunda equipado de componentes participarem da capacitação que discutiu temas relacionados ao correto gerenciamento dos recursos hídricos das cisternas recém-conquistadas assim como as diversas águas existentes na propriedade rural.

Stúdio Rural compareceu ao local e conversou com a coordenadora da ONG Americana IPA, Inovations for loverty Action, Vânia Tsutsui, que é parceira dos empreendimentos e falou sobre as ações desenvolvidas naquele município, na Paraíba e nos nove estados componentes do semiárido nordestino. “Queimadas é um dos municípios que está bem contemplado na nossa pesquisa, nós vamos construir 68 cisternas no âmbito da avaliação de impacto do P1MC e essa mobilização que está acontecendo agora com esse curso de GRH só vem à informar as famílias como melhor participar de todo esse processo”, explica afirmando que em todo o semiárido são cerca de 1500 famílias contempladas com cisternas de placas nesta fase. style=mso-spacerun: yes>  “Ao todo, não somente a Paraíba, mas nos nove estados do semiárido são cerca de 1500 famílias que vão ser contempladas nesta fase”.

Rogério Aragão de Lima é um dos componentes familiares contemplados e, em entrevista no Domingo Rural deste domingo(01 de abril) falou da importância da ação conquistada e sobre como será feito o trabalho de forma coletiva na comunidade Os Bastiões onde ele e outras famílias contempladas residem. “Vamos trabalhar com mutirão, lá são cinco cisternas pertinho uma das outras e já estamos combinando que é pra gente fazer em mutirão que é pra ficar mais fácil pra gente mesmo, vai adiantar todos os lados”, explica ao dialogar com os ouvintes do Programa Domingo Rural via Rádio Serrana de Araruna AM 590 kHz, Rádio Bonsucesso de Pombal AM 1180 kHz e Rádio Cultura de São José do Egito AM 1320 kHz.

Maria Anunciada Flor Barbosa Morais é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Queimadas e, ao ser entrevistada, falou sobre as capacitações feitas para as duas turmas garantindo tão importante quanto a cisterna são os conhecimentos da gestão dos recursos hídricos gerais da unidade rural dentro da lógica de convivência com o semiárido. “Nós consideramos as ações da ASA como uma porta de entrada para que os agricultores e agricultoras possam ter conhecimento das demais ações que o sindicato tem trabalhado dentro do município, então acredito que seja um início de um processo de formação pela mobilização das famílias que vão ser contempladas muito em breve com as cisternas de água de beber que é a de 16 mil litros de água e, dando continuidade a esse processo, as famílias vão com certeza desejar ser inseridas nas demais ações que estamos na continuidade do processo”, explica aquela diretora ao dialogar com os ouvintes do Programa Domingo Rural via suas emissoras parceiras.

A capacitação de dois dias direcionada às duas equipados trabalhadas foi coordenada pelos assessores técnicos do Pólo Sindical e das Organizações da Agricultura Familiar da Borborema, Fábio Alberto Vieira da Silva, Dongo, e Euzelir Fidelis de Lima.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top