Programa de documentação da trabalhadora rural contempla mais 14 municípios paraibanos

Comunidades rurais, acampamentos e assentamentos da reforma agrária de 14 municípios paraibanos serão beneficiados com mais uma rodada de mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e coordenado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A informação é da assessora de comunicação do Incra-PB, Kaliandra Vaz, justificando que a partir deste sábado, 15, até o dia 28 de maio a população dos municípios de Imaculada (dia 15), Maturéia (dia 16), Teixeira (dia 17), Mãe D’Água (dia 18), Tenório (dia 19), Patos (dia 20), Salgadinho (dia 21), Areia de Baraúnas (dia 22), Cacimba de Areia (dia 23), Desterro (dia 24), Catingueira (dia 25), Santa Terezinha (dia 26), Taperoá (dia 27) e Junco do Seridó (dia 28) poderá tirar gratuitamente documentos como registro de nascimento, carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, registro junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e carteira de pescador.

Ao contatar com a equipe do Programa Domingo Rural aquela assessora lembrou que ps participantes do mutirão também poderão receber orientações sobre direitos previdenciários, a exemplo de salário maternidade e auxílio doença, e assessoria jurídica em casos como mudança de profissão de doméstica para agricultora (destinado a agricultores familiares), pensão alimentícia, divórcio, termo de união estável e reconhecimento de paternidade. “A prioridade nos atendimentos é dada às mulheres, como parte das ações do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (Ppigre/MDA), mas homens e crianças também são beneficiados”, explica.

Kaliandra lembrou ainda que do início do programa, em 2004, até o final de 2009, as trabalhadoras e trabalhadores rurais da Paraíba foram beneficiados com a emissão gratuita de aproximadamente 107 mil documentos. “No ano passado, foram emitidos 37,4 mil documentos nos 78 mutirões realizados no estado. Em 2010, foram emitidos 7.482 documentos nos dois mutirões realizados e em outro especial promovido na sede do Incra-PB, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher”, relata aquela assessora acrescentando que devem ser realizados este ano 82 mutirões de documentação em municípios paraibanos, quando se espera a emissão de cerca de 40 mil documentos.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top