Projeto de ensiladeira do MDA fortalece suporte forrageiro em cidade caririzeira

A cidade caririzeira de São José dos Cordeiros continua seu trabalho de intensificação com suporte forrageiro a partir do uso da motoensiladeira advinda do MDA com contrapartida da prefeitura daquele município.

No último sábado(28/03) foi feito mais um silo no Sítio Simão Lopes na propriedade do agricultor pecuarista Fabiano Ângelo, trabalho que utilizou o capim elefante misturado á cana de açúcar, á taboca(planta com na região), associados ao melaço com uso de rapadura.

Segundo o secretário de agricultura daquele município e técnico da Emater local, Jefferson Roberto da Silva, no final do trabalho foi armazenado 25 toneladas de ração, quantidade suficiente para um período de aproximadamente seis meses para alimentar o rebanho leiteiro do agricultor, acrescentando que o trabalho foi desenvolvido num sistema de mutirão com o produtor pagando a sua contrapartida de R$ 10,00 por hora trabalhada e tendo a orientação técnica da Emater. “De imediato a procura é principalmente dos produtores que estão inseridos no programa do leite e fazem parte da Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Vaca de São José dos Cordeiros”, relata aquela autoridade, acrescentando que o prefeito daquela cidade, Fernando Queiroz, manifestou a intenção de apoiar no sentido de que os produtores armazenem o máximo de ração para o período de estiagem, uma vez que este ano as chuvas até o momento estão escassas.

Ele informou também que na última quinta-feira(26) o chefe do executivo autorizou a compra de 200 quilos de semente de Sorgo Forrageiro, que ele pontuou como ação pioneira no âmbito municipal através da secretaria municipal de agricultura para distribuir com todos os produtores interessados em plantar essa cultura para enriquecer a qualidade da silagem e consequentemente formar seus bancos de sementes.

Ao contatar com Stúdio Rural, aquele secretário informou que a motoenciladeira veio para o município através da Associação Rural dos Agricultores de Pedra Lavrada com contra partida por parte da Prefeitura Municipal através da gestão do ex prefeito Paulo Medeiros e garante que outras ações estarão sendo desenvolvidas.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top