Representante da Petrobrás visita ações do projeto Água no Semi-Árido em municípios paraibanos

O representante da Petrobrás, Cláudio de Jesus, estará na Paraíba para conhecer de perto os projetos que estão sendo desenvolvidos junto a diversas famílias de agricultores em oito cidades do Cariri, Curimataú e Seridó paraibanos.

Segundo o representante da ONG Patac, Antônio Carlos Pires de Melo, Tonico(foto), durante a estada na Paraíba, o representante da Petrobrás conhecerá as ações desenvolvidas pelos agricultores e agricultoras da comunidade Malhada de Areia em Olivedos, barragem subterrânea desenvolvida recentemente pelo Agricultor Manoel José Pereira de Oliveira, Manoel Pindoba, na comunidade Teotônio de Pocinhos, e as experiências de famílias diversas em Lajedo do Timbaúba, município de Soledade, inclusive um trabalho recente envolvendo um novo modelo de cisterna de placas denominada de cisternão que oferece condições para o acúmulo de 50 mil litros de água e que se destina ao suporte de produção de alimentos agrícolas para a família. As experiências ampliam-se no campo do manejo hídrico, armazenamento de forragem, organização de bancos de sementes, beneficiamento de frutas dentre outras experiências desenvolvidas pelas famílias de agricultores.

Tonico informou que estarão presentes grupos de jovens e de mulheres que farão exposição das diversas experiências desenvolvidas em cidades diversas em parceria com o Patac e o Coletivo Regional de Desenvolvimento Regional Solidário nas microrregiões do Cariri, Curimataú e Seridó representando 14 comunidades de 08 municípios dessas microrregiões paraibanas. “No primeiro dia nós vamos conhecer lá em Malhada de Areia a experiência que a NADEBAMA que é um Núcleo de Desenvolvimento Pecuário de Malhada de Areia, eles envolvem no Campo do armazenamento de forragem, eles recentemente fizeram um mutirão que resultou em vários silos de superfície, vamos também conhecer o trabalho de manejo de estocagem da água que é desenvolvido pela NADEBAMA onde eles aproveitam a água de um açude pra produção de hortaliças com toda uma organização, calendário de atividades com cercamento da área com produção orgânica”, exemplifica Tonico.

Ao dialogar com Stúdio Rural Tonico justificou tratar-se de uma parceria desenvolvida com a Petrobrás nos oito municípios da região do Coletivo regional e que dentro dessa parceria, Cláudio de Jesus está vindo para ver os resultados concretos do trabalho, não só com relação as obras hídricas, aos resultados no campo da produção, mas também conhecer como se deram os desdobramentos e como ocorreram a partir da mobilização social traduzidas a partir dos intercâmbios, encontros, oficinas de beneficiamento de frutas e de armazenamento de água dentre outras ações que contribuíram de forma direta para o desenvolvimento e melhoramento da qualidade de vida das famílias de agricultores.

Durante entrevista Tonico garantiu que o trabalho mostrado reflete as ações desenvolvidas pelas entidades do Coletivo de Educação Solidária ao longo de anos e que se complementam com as atuais ações patrocinadas pela Petrobrás e parceiras. “É todo um trabalho que é desenvolvido pelo Coletivo Regional de Educação Solidária que já vem ocorrendo há muitos anos, mas neste primeiro ano do projeto foi mais no campo do fortalecimento da infra-estrutura hídrica e nós vamos ter um segundo ano onde teremos uma ênfase maior no campo da produção a partir dessas obras hídricas implementadas, iniciativas no campo da produção orgânica, também do beneficiamento de frutas, da comercialização desses produtos, então vai se estruturar um ponto de comercialização, vai se estruturar os grupos que vêm se estruturando e comercializando frutos através das micro-usinas que vão ser estruturadas com a aquisição de freezers, liquidificadores e que esses grupos beneficiados tenham melhores condições de produção e beneficiamento”, argumenta.
Programação
Segunda-feira(18/08)
Manhã
Acolhida pela comunidade e coordenação do Coletivo Regional de Educação Solidária;
Visita a experiência familiar de manejo sustentável dos recursos hídricos para produção de alimentos(comunitária e familiar) apoiadas pelo Projeto Água no Semi-árido na comunidade Malhada de Areia(município de Olivedos).
Tarde
Visita a experiência familiar de manejo sustentável de uma barragem subterrânea apoiada pelo Projeto Água para o semi-árido na comunidade Teotônio, município de Pocinhos.
Terça-feira(19/08)
Manhã
Visita á três experiências de manejo ustentável dos recursos hídricos para produção de alimentos( Comunitário e familiar) apoiadas pelo Projeto Água no Semi-árido na comunidade Lajedo do Timbaúba(município de Soledade).
Tarde
Conversa com representantes dos grupos de jovens e outras lideranças da região sobre a sustentabilidade das ações apoiadas pelo projeto nas diversas comunidades do cariri, Seridó e Curimataú paraibano.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top