Ribeira de Cabaceiras recebe parecer da Embrapa para melhoramento do alho

Os produtores de alho do Distrito de Ribeira comemoram dois grandes acontecimentos essa semana. A primeira foi a assinatura do contrato do projeto de revitalização sócio econômica e cultural do alho, a segunda foi a entrega do parecer técnico da EMBRAPA da situação da cultura de alho no distrito de Ribeira, município de Cabaceiras – PB.
A informação foi repassada pelo secretário municipal de Ação Rural e Meio Ambiente e presidente da ARPA, Associação Ribeirense dos Produtores de Alho (distrito de Ribeira), Carlos José Duarte Pereira, justificando que o projeto de revitalização sócio-econômica da cultura do alho é uma parceria com o Projeto Dom Helder Câmara que buscou recursos através do Programa Petrobras Fome zero da Petrobras. “Os recursos somam da ordem 346, mil e que irá beneficiar 26 famílias produtoras de alho que estão envolvidas no projeto e que irão trabalhar com cultura orgânica”, justificou Carlos, em contato com Stúdio Rural.
Para ele, todo empenho se deve ao fortalecimento da agricultura familiar no município e esse ano os produtores de alho deverão experimentar quatro variedades de alho livre de vírus (cateto roxo, gigante lavinia, e o amarante) como forma de melhorar a produção e a produtividade de forma sustentável. “Não vamos deixar de plantar o nosso alho precoce”, justificou Carlos José, lembrando que o “Branco Cabaceiras” tem mais de 90 anos com a prática de plantio desempenhado pelos avós e pais, tendo continuidade nos dias de hoje pelos mais novos num processo de persistência e resistência com parcerias com entidades a exemplo da atual administração municipal de Cabaceiras, Projeto Dom Helder Câmara, Secretaria de Desenvolvimento Territorial/MDA, EMBRAPA E BNB.
Em contato com Stúdio Rural, ele informou, ainda, que as parcerias com a EMBRAPA não ficam no zoneamento climático da cultura do alho, acrescentando que há um ano a ARPA tem uma parceria com a EMBRAPA no uso de defensivos orgânicos que tem levado aos produtores de alho e outras culturas, as novas praticas de uma agricultura orgânica sadia livre de agrotóxico, num trabalho, que segundo ele, tem dado resultado no distrito de Ribeira. “Alem desses recursos a parceria com o Projeto Dom Helder Câmara está implantando um UD, Unidade Demonstrativa de galinha caipira e de apicultura.

Fonte : Stúdio Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top