RN conclui e divulga levantamento da safra agrícola 2009

Foi concluída, pela Conab-RN, a atividade de levantamento da safra 2009 de grãos: arroz em casca, feijão macaçar, girassol, milho, sorgo granífero e algodão em caroço, junto aos produtores rurais, técnicos e representantes do IBGE, Emater, Cooperativas, Secretarias Municipais de Agricultura, Agentes Financeiros e demais instituições geradoras de informações agrícolas.

A informação foi repassada pelo analista de mercado de produtos agrícolas da Conab-RN, Luís Gonzaga Araújo e Costa, justificando que a apuração dos dados técnicos foi objeto de análises para efeito das estatísticas visando quantificar a produção do Rio Grande do Norte e que o levantamento foi realizado com a colaboração do IBGE – RN objetivando conciliar as estimativas oficiais de safra para os produtos pesquisados no Estado.

Ao contatar com Stúdio Rural, Gonzaga disse que em decorrência da desfavorável situação climática, a safra de 2009 foi 15,9% inferior à safra de 2008. “As culturas investigadas tiveram perdas expressivas de produção, com menor intensidade no arroz e no sorgo, conforme demonstrado a seguir”, explica Gonzaga.

O feijão( -27,3%), girassol(-32,0%) e milho( -10,3%) são exemplos de cultura que trabalharam em baixa na quantidade de hectares trabalhadas naquele estado. Já o algodão(13,6%), Arroz(9,0%) e sorgo(30,8%) são exemplos de culturas que tiveram alto na área cultivada.

Luiz Gonzaga informou que quando comparando as safras dos últimos quatro anos, pode-se concluir que a produção da safra de 2006 (122.300 toneladas) foi considerada dentro da normalidade, sem registro de perdas significantes. No ano de 2007, em razão da estiagem prolongada, as perdas foram altas, e a produção caiu para 75.100 toneladas, significando 38,6% inferior ao ano de 2006. Já a produção de 2008 foi de 114.500 toneladas, representando 52,4% de acréscimo em relação ao ano anterior. “A safra daquele ano só não foi maior porque as chuvas excederam a média estadual, causando, inclusive, perdas de algumas culturas”, justifica, acrescentando que em 2009 a situação climática foi considerada atípica, com excesso de chuvas na maioria das regiões produtoras, que as precipitações pluviométricas atingiram índices acima da média histórica do Estado e que esse fator refletiu significativamente na redução da safra das culturas pesquisadas.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top