Dia de campo sobre girassol reúne agricultores e técnicos no município de Esperança

Agricultores, técnicos extensionistas, representações de entidades diversas e do governo paraibano participaram de um dia de Campo sobre o plantio do girassol destinado ao Programa Biodiesel da Petrobrás, ação que aconteceu no último dia 11, na comunidade Meia Pataca, município de Esperança no Brejo paraibano.

Ao conversar com Stúdio Rural, o proprietário da atividade, agricultor Antônio Fernando de Melo, disse que esse é o primeiro de atividades que já se inicia com sucesso de produtividade, mas diz que ainda tem dúvidas com relação a oferta de preço que será praticado pela Petrobrás, garantindo que o preço ofertado será fator determinante para que o agricultor desenvolva o plantio da cultura ou não na pequena propriedade rural. “Com o desenvolvimento da cultura aqui da minha propriedade chegou-se a conclusão de que o resultado vai ser bom, agora o que foi falado muito aqui na minha propriedade, no dia de campo, foi o preço, a produção é importante, mas o preço também é muito importante, então a Petrobrás junto com o Governo Federal tem que elaborar um preço justo pra que nós fiquemos satisfeitos”.

O assessor técnico da Emater de Esperança, Gilvan Salviano, disse que o dia de campo atendeu as expectativas, tendo em vista ser uma cultura ainda nova para a região, mas por ser um processo de agregação de valor a pequena propriedade rural, apresenta-se como alternativa de diversificar a atividade camponesa exemplificando que com perdas em culturas como o feijão o girassol poderá representar produto que somará no processo produtivo e aproveitou para falar sobre as técnicas de produção capazes de contribuir com a melhora de produção e produtividade na produção do girassol.

O secretário paraibano da agricultura, Ruy Bezerra Cavalcante, disse que os resultados e a parceria entre o governo paraibano e o governo brasileiro e Petrobrás, estão estimulando o governo do estado no sentido de participar na parceria de forma mais decisiva. “Sim, o Governo do Estado até então tem uma parceria com a Petrobrás, e essa parceria ate pouco tempo um pouco tímida porque nós estávamos olhando a questão do girassol com cautela, mas a partir do momento que aparece os primeiros resultados, já dá para o Governo do Estado realmente afiançar o produtor que é uma categoria muito sofrida porque de todos os problemas que enfrenta um trabalhador normal ainda enfrenta a intempérie do tempo”.

O articulador do biodiesel da Petrobrás, José Carlos Gomes, disse que as ações começam a dar mais sentido para o projeto de produção do girassol já que é uma cultura de fundamental importância para a sustentabilidade da pequena propriedade rural nos princípios agroecológicos e garante que a Emater está exercendo importante papel para o sucesso da cultura no estado. style=mso-spacerun: yes>  “A Emater é parceira do programa, é o braço do governo do estado no programa tendo em vista que o secretário Ruy Bezerra tem demonstrado o maior interesse possível em dar celeridade em tudo que depender do governo pra fortalecer essa cadeia no estado”. Rela José Carlos.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top