Rural de Mari desenvolve plantio de urucum na diversidade da agricultura familiar

Famílias agricultoras do município de Mari, zona da mata paraibana, estão desenvolvendo plantios de urucum na diversidade da agricultura familiar dentro do Projeto Propriedade Produtiva desenvolvido pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Agrário daquele município.

Severino Ramos do Nascimento é secretário da pasta e foi entrevistado no Programa Esperança no Campo e Programa Domingo Rural com o objetivo de falar sobre um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas na agricultura daquela municipalidade.

Ele garante que o trabalho com o urucum, também conhecido como açafrão, vem sendo desenvolvido por parceiras locais e acentua o papel da UFPB e a consultoria do pesquisador da Empaer, Camilo Flamarion como ações que têm proporcionado importantes resultados para o envolvimento de mais famílias no trabalho que já conta com cerca de 2.300 pés plantados e envolve diversas famílias no processo de consórcio com culturas como milho, feijão e outras tradicionalmente utilizadas. “Neste caso do urucum, especificamente falando, foi plantado com milho, feijão e outras culturas e cada agricultor, depois das capacitações, optou por espaçamentos diferentes por plantar outros tipos de culturas diferentes na mesma terra” explica falando do desenvolvimento da cultura e sobre o grau de satisfação das famílias e entidades envolvidas no trabalho.    

Nascimento explicou que a ação teve início com uma oficina sobre a importância econômica do plantio do Urucum e sobre os tipos de consórcios que podem ser feitos com a cultura. “Como foco na consolidação da cultura Urucum no município, foram sugeridas duas estratégias: o plantio consorciado com outras alimentares (garantia de renda enquanto/quando o Urucum não estiver produzindo com otimização da área agrícola) e a prática da produção das mudas na própria comunidade”, explica Ramo acrescentando que a sementeira foi instalada no Assentamento Tiradentes, com a participação de todos os agricultores que demonstraram interesse no cultivo do Urucum, e que depois do processo de capacitação na produção das mudas foi feito o trabalho de transplantio para as áreas de implantação do Urucum.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top