Safra algodoeira no Apodi do RN inicia colheita diversificando agricultura agroecológica 2020

Famílias agricultoras da região do Apodi, Médio Oeste do Rio Grande do Norte, estão iniciando o processo de colheita 2020 do algodão orgânico nos sistemas agroalimentares, com perspectivas positivas e promovendo mais diversidade de cultivo na agricultura familiar do semiárido.

O tema foi evidenciado no Programa Domingo Rural a partir de diálogo com o agricultor familiar, Francisco de Assis Lima, residente no sítio Cajazeira, município de Umarizal, explicando que um coletivo de famílias voltou a plantar a cultura no ano de 2012 e 2013, mas enfrentou diversas limitações em razão da grande seca que perdurou até 2017 permitindo a retomada somente no ano de 2019. “No ano passado, apesar de ser um recomeço, foi um recomeço bem bom, e a gente esse ano resolveu plantar de novo, é um projeto que, se não me engano, tem duração de quatro anos e, se tudo correr bem, a gente pode ampliar o contrato”, explica Assis detalhando pontos importantes dos compromissos assumidos pelas parceiras para proporcionar produção com a garantia de que o algodão produzido terá mercado de consumo certo.

Durante ampla discussão, Assis assegurou que o trabalho é desenvolvido num consórcio diversificado de culturas alimentares, garante que a produção está completamente garantida e que ele tem perspectivas de colher entre 1500 e 1700 quilos de produto que será beneficiado em pluma para entrega à empresa compradora. “Se eu não me engano, aqui nós temos 31 famílias plantando”, comemora.       

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top