São Jose dos Cordeiros realiza Festival do Mel durante dois dias de eventos

Durante os dias 17 e 18 deste mês a cidade de São José dos Cordeiros, Cariri Ocidental, realiza o segundo festival do mel daquele município objetivando criar as condições favoráveis para que toda a região do Cariri paraibano possa usufruir dos benefícios gerados a partir do intercâmbio de conhecimentos e experiências proporcionados pela abrangência do evento, favorecendo a integração da sociedade em torno do desenvolvimento e da preservação ambiental e busca pela melhora na vida das famílias agricultores de toda a região.

A informação foi repassada pelo secretário municipal da agricultura de São José dos Cordeiros, Jefferson Roberto, justificando que o evento tem como meta incentivar as ações que ampliem a capacidade produtiva do agricultor familiar, incentivando um setor que, apesar de pouco explorado na região, apresenta um potencial econômico extremamente promissor.

Aquele secretário informou que durante a sexta-feira(17) acontecerá o II Seminário de integração da cadeia produtiva da apicultura do Cariri Ocidental paraibano além de palestras diversas retratando a atividade enquanto meio importante para o fortalecimento da agricultura e agricultura familiar a exemplo da palestra ‘A importância da integração da apicultura com o meio ambiente’, proferida pelo técnico da Emater, Ricardo Pereira de Farias; ‘pré-requisitos para o registro de estabelecimentos apícola’, tendo como palestrante a fiscal federal da agropecuária do Ministério da Agricultura, Elisângela Luiza de Sousa Marques; ‘Política apícola para o Estado da Paraíba na modalidade do PAA e processo de comercialização’ com palestra proferida pelo presidente do Fórum Paraibano da Apicultura, Ubiratan Pereira; ‘O papel da Federação no Estado em defesa da Apicultura e Meliponicultura’, palestra proferida pelo presidente da FEPAM, Caetano Lima.

Jefferson lembrou que haverá também apresentações culturais com grupos de dança além da realização do I congresso de violeiros, declamadores e aboiadores que contará com os poetas Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano, Severino Feitosa e Hipólito Moura, Erasmo Ferreira e Antônio Silva além de Shows musicais com a banda Galego e Naldo aboiador, Forró do Bom e Forró da Paraíba.

Já o sábado dia 18 será marcado por importantes oficinas com técnicas de produção de cera alveolada, produção de própolis, manejo de rainhas, boas práticas apícolas dentre outras. “Às 14 horas acontecerá a Plenária do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Território do Cariri Ocidental Paraibano, com a presença de técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Desenvolvimento Agrário e coordenação executiva do Fórum”, explica aquele secretário.

Ao dialogar com nossa equipe, aquele representante da agricultura do município lembrou que no sábado será feito a entrega dos kits do Projeto de fortalecimento da cadeia da apicultura às associações dos municípios de Amparo, Assunção, Livramento, Parari, São José dos Coprdeiros, Serra Branca, Sumé, São Sebastião do Umbuzeiro, Taperoá e Zabelê além da aprovação e homologação do regimento interno do Fórum. Também haverá a formação do grupo de trabalho para estudos das comissões temáticas e informes gerais.

Na parte cultural haverá forró pé de serra em praça pública com o poeta Jonas e Nascimento Filho e apresentação cultural com grupos de dança e escolha das Garotas do Mel mirim e adulta como também shows musicais com Flávio José, Cavalo de Pau e Gaviões da Serra.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top