Seminário avalia impactos de programas e políticas no Brasil

O Banco Mundial e o Banco do Nordeste estão realizando desde esta segunda-feira(14) até a próxima sexta-feira dia 18 de maio, na sede do BNB, na cidade de Fortaleza (CE), o Seminário sobre Avaliação de Impacto: De Promessas a Evidências”, contasndo com participação de cerca de 150 técnicos e formuladores de políticas, que trabalham na implementação de projetos de desenvolvimento nas esferas municipal, estadual e federal do País, em diferentes áreas tais como educação, saúde, saneamento, desenvolvimento rural e programas de crédito.

Segundo a assessoria de comunicação, Susana Rocha, o seminário faz parte de um esforço do Banco Mundial, que está elaborando oficinas em diferentes países da América Latina, com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre avaliação de impactos e que México, Argentina e Colômbia foram os países que já receberam a oficina.

No Brasil, informou Susana, o Banco Mundial está conduzindo trabalhos analíticos para apoio a avaliação de programas, tais como Bolsa Família; Saúde da População Indígena e Quilombola; e Crediamigo, programa de microcrédito urbano orientado do BNB. “Além da assistência técnica, o Banco Mundial está apoiando o fortalecimento das funções de avaliação dentro do Governo brasileiro, em particular as do Tribunal de Contas da União e do Ministério de Planejamento, assim como a estrutura institucional desenvolvida pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome”, justificou Rocha.

Susana informou que durante toda a semana, o seminário fornecerá uma visão geral sobre avaliação, medição dos resultados, o problema de causalidade, análise custo-benefício e o uso da avaliação de impacto para a tomada de decisões em políticas públicas. “Estudos de casos e painéis de discussão completam a programação. Uma oficina será ministrada por instrutores do Banco Mundial, que repassarão conhecimentos sobre técnicas e ferramentas práticas usadas na elaboração e implementação de projetos”, complementa, acrescentando que os participantes serão organizados em equipes e discutirão a implementação e avaliação de seus próprios projetos.

Fonte Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top