Sertão paraibano inaugura primeira cooperativa para geração de Energia solar social compartilhada

O município de Maturéia, médio Sertão paraibano, através de entidades parceiras, sai na frente em mais uma tecnologia a partir da criação da primeira cooperativa responsável pela geração da energia renovável que beneficiará especialmente empreendimentos da agricultura familiar da região.

Denominada de ‘Cooperativa Bem Viver’, o novo empreendimento é uma coordenação do Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA) com apoio de diversas entidades e, conforme a assessoria CERSA, as placas fotovoltaicas serão instaladas na área experimental do Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), instituição parceira do Comitê e tem a pretensão de trazer aos agricultoras e agricultores associados, uma significativa redução das contas de energia. “A Cooperativa será constituída inicialmente por um total de 24 Sócios(as) Fundadores(as), estabelecido durante a Assembleia de Fundação do projeto. Cada Sócio (a) assumiu o compromisso de contribuir também, de forma solidária, para que alguns agricultores e agricultoras da região possam ser beneficiados com placas fotovoltaicas e possam assim integrar também essa nova organização”, explica.

Em assembleia realizada no dia 23 de janeiro último, para o acordo da constituição foi definida a mesa diretora da nova cooperativa.

Presidente, professor, Romero Antônio de Moura Leite

Diretora Administrativa, Aldineide Alves de Oliveira

Diretor Financeiro, Ayres Umberto Vieira.

Suplentes

José Dias Campos e Deuziene Heleno da Silva Araújo.

Conselho Fiscal: titulares: Raimunda Cleide Fontes, Paulo Adissi e Cornélio Rinaldo Ferreira.

Suplentes: Maria Joseny de L. Medeiros Assis, Gutemberg Martins dos Santos e Marcelo Fabrízio de Oliveira Cavalcante

A nova Cooperativa terá vigência legal a partir da constituição do seu CNPJ e outras medidas legais necessárias. Será sediada no munícipio de Maturéia e território de atuação será o Estado da Paraíba e prazo ilimitado de atuação. Simultaneamente a sua constituição legal, o que já está sendo providenciada, a diretoria da Cooperativa já promove reuniões de planejamento das suas atividades e definição das funções da diretoria. Entre as atividades iniciais previstas estão cursos e momentos de formação para os cooperados e diretoria.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / CERSA  

Foto: CERSA

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top