Sudene anuncia edital para fomentar cajucultura em estados produtores no semiárido

Um edital de inovação com foco na cajucultura é uma das propostas da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste para fomentar a cadeia produtiva nos estados produtores.

O tema foi trabalhado no Programa Esperança no Campo desta quinta-feira(28) a partir de informações da assessoria da Embrapa Agroindústria Tropical, justificando que o superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto, firmou o compromisso de apoiar o setor, após conhecer algumas tecnologias desenvolvidas naquela empresa de pesquisas na manhã do último dia 20 e que o próximo passo será elaborar um edital que conte com apoio da Embrapa. “Lucas Leite, chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, esclareceu que a Unidade descentralizada da Embrapa reúne um conjunto de tecnologias e de conhecimentos, do campo à agroindústria, capazes de promover maior produtividade, o aproveitamento integral e a agregação de valor para cultura. Ele citou experiências exitosas e salientou que entre as vantagens do caju está a versatilidade e a baixa necessidade hídrica comparativa, mesmo para a produção de fruta de mesa irrigada”, explica aquela assessoria.

Aquela assessoria explicou ainda que o titular da Superintendência Federal de Agricultura no Ceará, Francisco Milton Holanda Neto, reiterou a importância da cultura do cajueiro para o Estado do Ceará e a necessidade de maiores investimentos no setor. “Os visitantes conheceram o trabalho de conservação da variabilidade genética do cajueiro. A Embrapa Agroindústria Tropical mantém o maior e mais antigo Banco Ativo de Germoplasma de Cajueiro do mundo, com 778 acessos. O BAG Caju disponibiliza uma base genética que vem sendo utilizada para auxiliar no desenvolvimento de cultivares junto ao programa de melhoramento do caju, visando a diferentes fins, ambientes e condições de cultivo” explica.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Embrapa Agroindústria Tropical

Foto: Verônica Freire

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top