Superintendente do Incra-PB participa de audiência pública da AL em Cajazeiras

O superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba, Frei Anastácio, participa amanhã (09) de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento da Assembléia Legislativa do Estado na cidade de Cajazeiras, a 460 km de João Pessoa. No evento, marcado para as 10h00, na Câmara Municipal, serão debatidos assuntos relacionados à reforma agrária e às condições de vida dos trabalhadores assentados e acampados no Alto Sertão paraibano.

A informação foi repassada pela assessora de comunicação do Incra-PB, Kaliandra Vaz, justificando que Anastácio vai falar na audiência sobre a expectativa de desapropriação de 19 imóveis rurais que estão na fase final do processo de desapropriação ou em análise na Capital Federal. “Esses imóveis somam 23.828 hectares de terras onde deverão ser assentadas mais de 600 famílias de trabalhadores rurais do Sertão”, complementa, acrescentando que outro ponto que será destacado pela autoridade diz respeito às obras de infra-estrutura que vêm sendo realizadas nos Projetos de Assentamento (PA’s) do Sertão.

Vaz informou que apenas no ano de 2007 o Incra contratou obras no valor de mais de R$ 1 milhão nas áreas de abastecimento de água, eletrificação de poços e recuperação de açudes em 15 municípios no sertão paraibano.

O sertão tem hoje, segundo a jornalista, 43 Projetos de Assentamento da reforma agrária citando como exemplo as ações desenvolvidas no ano de 2007, onde 23 destes PA’s receberam cerca de R$ 2,4 milhões para fomento, apoio, compra de material de construção e crédito semi-árido. “Esse valor beneficiou quase 800 famílias em 12 municípios”, justifica, informando que Anastácio deve falar ainda sobre a participação de jovens sertanejos em cursos promovidos pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), sobre o Projeto de Desenvolvimento da Atividade Apícola em PA’s do Alto Sertão e fazer um resumo sobre a atual situação do projeto Várzeas de Sousa.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top