Técnico da Emater Cajazeirinhas faz balanço positivo do primeiro trimestre e produção 2018 no meio rural

SR190418bAgricultores familiares do município de Cajazeirinhas, Sertão paraibano, estão vivendo o ano de 2018 com ampla fartura na atividade camponesa após ter superado seis anos de severa seca registrada de 2012 a 2017.

Conforme o assessor técnico do escritório local da Emater, Zildo Vicente Leite, a adoção de tecnologias e políticas públicas, acompanhadas dos conhecimentos compartilhados pelos técnicos da Empresa Unificada fez com que as famílias agricultoras superassem a seca e recomeçassem seus empreendimentos neste ano de 2018 que está sendo um ano de pluviosidade dentro das normalidades. “Faço um balando de um ano muito positivo já que a gente veio desde 2012 de uma estiagem tremenda e Deus foi muito generoso aqui conosco em Cajazeirinhas, na sede do município já choveu 764,5 milímetros, mas nós temos aqui comunidades rurais com mais de 1 mil milímetros, então só temos a agradecer a Deus já que aqui muitos açudes e muitos barreiros já sangraram, inclusive alguns deles já sangrou três vezes ou quanto vezes”, explica Zildo detalhando grandes mananciais da região já amplamente cheios.

Ao dialogar com Stúdio Rural, aquele extensionista explicou que a safra das culturas tradicionais já está colhida e garante que há um amplo entusiasmo na vida das famílias agricultoras em toda a zona rural daquela municipalidade. “A colheita do feijão aqui já aconteceu, as famílias já estão colhendo, aqui você ver os terreiros cheios de feijão secando”, explica Zildo que será amplamente entrevistado no Programa Domingo Rural e Programa Esperança no Campo do final desta semana além de falar sobre o conjunto das ações desenvolvidas pela Emater com armazenamento de ração, mercados institucionais, projeto Dom Helder Câmara, plantio de palma resistente a Cochonilha, trabalho com a cultura do algodão orgânico dentro outras.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top