Terceira rodada de negociações dos canavieiros acontece nesta quarta, na Fetag

Acontece nesta quarta-feira (15), a partir das 10h, na Fetag, a terceira rodada de negociações da Convenção Coletiva dos Canavieiros da Paraíba que deveria ter acontecido no dia 7, mas teve que ser adiado para que fosse concluída a avaliação sobre os impactos de uma possível mudança proposta pelos empresários do setor sucroalcooleiro, para a substituição do atual sistema de Braças por Tonelada para o cálculo da produção dos canavieiros.

Segundo a assessora de comunicação da FETAG-PB, Neudja Farias, o secretário de Assalariados da entidade, João Antonio Alves (João Lau), explica que é preciso ter certeza de que os trabalhadores não terão nenhum prejuízo com a mudança do sistema e, desta forma, estão avaliando o impacto dessa proposta no salário dos trabalhadores no entendimento que tão importante quanto o êxito das negociações assegurando o direito dos trabalhadores, é garantir a execução de tudo o que for acordado.

Neudja informou que o piso salarial de R$ 480, a manutenção de todos os direitos assegurados nas convenções anteriores e a doação de cestas básicas para os trabalhadores que atuam na aplicação de herbicidas estão entre os principais pontos da pauta de reivindicações deste ano e que cerca de 35 mil trabalhadores atuam nesta safra, que deverá encerrar no mês de janeiro de 2009. “Durante a primeira mesa, realizada no dia 28 de agosto, ficou acordada a manutenção da data-base da categoria em 1° de setembro, período em que a maior parte das usinas do setor sucroalcooleiro da Paraíba iniciam a moagem da cana-de-açúcar. O piso atual do trabalhador da cana de açúcar ainda é de R$ 422,50”, explica Neudja.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top