Tudo pronto para realização da Festa regional da semente da paixão em Olivedos

Está tudo pronto para acontecer a V Festa Regional da Semente da Paixão, evento organizado pelas entidades do Coletivo Regional de Educação Solidária do Cariri, Seridó e Curimataú em parceria com o Programa de Tecnologias Apropriadas a Agricultura Familiar e que acontecerá amanhã(sexta-feira 14) na comunidade Malhada de Areia, no município de Olivedos.

O evento está sendo organizado por uma comissão que vem se reunindo para, junto com as famílias, sistematizar as experiências integradas que serão compartilhadas no encontro e que serão apresentadas para as famílias e as comunidades participantes, expondo uma diversificação de cultivos e saberes capazes de criar condições sustentáveis de convivência com a região semiárida.

Emanoel Dias é agrônomo, é do Patac, trabalha assessorando entidades e famílias agricultoras nos municípios de Pedra Lavrada, Cubati, São Vicente do Seridó, Olivedos, Juazeirinho, Soledade, Pocinhos, Santo André, Gurjão, Boa Vista, São João do Cariri e municípios do Casaco e Folia e garante que a festa está pronta para acontecer durante toda esta sexta-feira(14). “Os agricultores e agricultoras já estão todos articulados, todo mundo trabalhando essa perspectiva pra que aconteça nesse ano a festa da semente da paixão com a diferença que esse ano está acontecendo aqui em Malhada de Areia de Olivedos e vem trazendo o tema esse conteúdo todo da semente da paixão, agricultura familiar agroecológica e as riquezas do semiárido que estamos trabalhando nesse sentido”.

Dias explicou tratar-se de uma preparação ampla com mais de três meses dê sistematização de experiências que serão expostas através de material didático com vídeo, cordéis, planilha de mapeamento de todas as comunidades onde tem bancos de sementes que fizeram discussões sobre o que é ser guardião da semente e que fizeram mostruários com levantamento sobre as sementes que são guardadas em cada banco, sendo o encontro um espaço de confraternização, de partilha de saberes e ao mesmo tempo uma preparação para a construção do EPA, Encontro Paraibano de Agroecologia que acontecerá ainda este ano. “Gostaria de lembrar que essa festa é uma preparação para a festa estadual, esse ano a ASA Paraíba está pensando em organizar o EPA, Encontro Paraibano da Agroecologia, a festa da semente da paixão que está prevista para acontecer no mês de novembro”.

Entrevistado por Stúdio Rural nesta quinta-feira(13), Dias informou que discutir sementes é ao mesmo tempo envolver sementes no sistema de produção animal, seja no sentido das forragens destinadas a alimentação da criação, como também sementes animais exemplificando as raças nativas que passam por melhoramentos naturais que vão da galinha, cabras, ovelhas, porcos, dentre outras que são referência de adaptabilidade regional.

O Coletivo Regional é uma dinâmica sócio-organizativa composta por famílias agricultoras e organizações que se articulam em defesa da agricultura familiar com base na agroecologia e na convivência com o semiárido em dez municípios do Cariri, Seridó e Curimataú.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top