Entidades da Borborema realizam Seminário sobre o Avanço da fumicultura na microrregião

As organizações do Fórum do Território da Borborema realizarão nos dias 20 e 21 deste mês o Seminário da Fumicultura da no Território da Borborema, evento que representa continuação de um encontro promovido pela Delegacia Federal do MDA e entidades parceiras no mês de julho, em Lagoa Seca, para discutir os males que a cultura do fumo já vem causando para famílias agricultoras na região do Brejo e Agreste da Paraíba que atualmente encontra na cultura do fumo uma alternativa de renda para seu sustento.

Segundo o articulador daquele território, Antônio de Lucena, o seminário acontecerá no Centro de eventos Maristas e é destinado ás organizações do Fórum Territorial da Borborema, agricultores familiares, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, ONG´s, Emater, Embrapa Algodão, Universidades, Delegacia Federal do MDA-PB, Secretaria Estadual de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde e de Agricultura entre outros.

Programação
Dia 20 de agosto de 2009
Manhã
8:00 hs – Inscrições / Café
8:30 hs – Abertura – apresentação dos participantes, objetivos e programação.
9:00 hs – Panorama da Fumicultura no Território da Borborema
style=mso-spacerun: yes>            – Contextualização – rápido histórico e contextualização sobre a ação da Souza Cruz na Região. Ano de início, característica da área de expansão, características dos agricultores integrados, alcance social e abrangência geográfica.
style=mso-spacerun: yes>           – Análise da trajetória de implementação da cultura do fumo em uma propriedade familiar no agreste da Borborema. Apresentação de estudo de caso (características da propriedade e da família, processo de integração com a Souza Cruz, itinerário técnico da cultura do fumo, interações do fumo com os conjunto do sistema de produção, divisão do trabalho na família, análise da sustentabilidade do sistema (econômica, ecológica e social)
style=mso-spacerun: yes>           – Debate e testemunhos – aprofundamento da reflexão trazendo referências locais de outras experiências vivenciadas na região com a cultura do fumo.
style=mso-spacerun: yes>          – Síntese – análise da diversidade das trajetórias de introdução do fumo na agricultura familiar no Território da Borborema
12:00 hs – style=mso-spacerun: yes>  Almoço
Tarde
14:00 hs – Saúde e Qualidade de vida na produção do Tabaco
style=mso-spacerun: yes>           – A doença da folha verde e danos a saúde de crianças e adolescentes envolvidos com a produção de tabaco – Deborah Carvalho Malta (Ministério da Saúde)
style=mso-spacerun: yes>           – Debate
15:30 hs – Panorama da Fumicultura Brasileira e Convenção Quadro para o Controle do Tabaco
style=mso-spacerun: yes>               – Panorama da Fumicultura Brasileira – Amadeu Bonatto (Departamento de Estudos Sócio-Econômicos do Paraná – DESER)
style=mso-spacerun: yes>              – A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco: histórico e perspectivas – Dra. Tânia Cavalcante (Secretaria Executiva da Comissão Interministerial para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco /Instituto Nacional do Câncer/Ministério da Saúde)
style=mso-spacerun: yes>                – Debate
Dia 21 de agosto de 2009
Manhã
08:30 hs – Transição agroecológica e Alternativas a fumicultura no Território da Borborema.
style=mso-spacerun: yes>             – Análise das trajetórias de experiências de transição agroecológica da agricultura familiar no agreste da Borborema.
style=mso-spacerun: yes>             – Debate e Testemunhos de famílias que ingressaram em processo de transição agroecológica.
10:00 hs – Programa da Diversificação em áreas cultivadas com
Tabaco
style=mso-spacerun: yes>              Adriana Gregolin – Coordenação do Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco (Secretaria da Agricultura Familiar / Ministério do Desenvolvimento Agrário)
11:00 hs – Buscando estratégias alternativas a fumicultura
style=mso-spacerun: yes>                  Trabalho de Grupo
12:30 hs – Almoço
Tarde
14:30 hs – Restituição dos trabalhos em grupo e encaminhamentos.
16:00 hs – Encerramento

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top