Zona da Mata Norte paraibana recebe Mutirões de Documentação

O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), está realizando durante toda esta, mutirões nos municípios da Zona Mata Norte : Mataraca, Capim, Marcação, Baía da Traição, Mamanguape e Lucena, na Paraíba.

Segundo a assessora de comunicação da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Estado da Paraíba, Gicarla Santos, os mutirões do PNDTR no Território da Zona da Mata Norte são atividades do Programa Territórios da Cidadania que realizará 19 mutirões na Zona da Mata Norte, totalizando R$ 298.303,42 no ano de 2008. “Nos mutirões são emitidos gratuitamente: Certidão de Nascimento, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Carteira de Pescador(a), além de registro junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)”, explica Santos, lembrando que com esses documentos é possível ter acesso às políticas públicas do governo, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Bolsa Família. As agricultoras também recebem orientações sobre direitos e políticas públicas e podem abrir contas bancárias.

A jornalista informou ainda que na Paraíba, as ações são desenvolvidas pela Delegacia Federal do MDA/PB e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em parceria com o governo estadual e municipais, organizações não-governamentais (ONGs), movimentos sociais, Cartórios de Registro Civil, INSS, dentre outros.

A segunda-feira(12) foi reservada para a comunidade Uruba na cidade de Mataraca; nesta terça-feira(13) o trabalho acontece no município Capim, tendo como local a Escola Municipal Eunice Alves, comunidade Olho D’água; na quarta-feira(14) será a vez da cidade de Marcação, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Emília Gomes da Silva; já na quinta-feira(15) será a vez de Baía da Traição na área Indígena Aldeia do Galego; na sexta-feira(16) Mamanguape receberá as ações na Escola Coronel José C. do Rego e finalmente no sábado(17) a cidade de Lucena será contemplada com ações desenvolvidas na Escola do PA Estiva do Geraldo.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top