Estudantes e educadores participam de aula em campo de algodão agroecológico em assentamento no Cariri

SR110617aComo forma de compartilhar conhecimentos práticos entre estudantes, educadores, agricultores e pesquisadores foi realizado uma visita coletiva da equipe do Fórum de Educação do Campo a unidade de referência tecnológica da Cultura do Algodão orgânico e de culturas alimentares no Assentamento Zé Marcolino, no município Prata, Cariri Ocidental paraibano.

Acompanhados pelos pesquisadores da Embrapa Algodão, Nair Helena Castro Arriel e Marenilson Batista da Silva a equipe participante do Fórum Territorial de Educação Campesina daquele território reunida na Escola Estadual Plínio Lemos, no dia 02 deste mês, naquele assentamento, fez verdadeira viagem de intercâmbio na experiência do agricultor Anselmo da Lajinha conhecendo todo o processo produtivo nas dinâmicas sistematizadas.

O agricultor Anselmo da Lajinha classificou como de fundamental importância o trabalho que vem sendo feito na dinâmica de produção agroecológica em consórcios diversificados com as culturas alimentares causando benefícios mútuos por tratar-se de um processo que gera sempre excedentes para fornecimento de alimentos para o rebanho e fortalecendo a agricultura e pecuária familiar.

Já a professora da Universidade Federal de Campina Grande(UFCG), Campus de Sumé, Socorro Silva, enfatizou que a parceria da Escola do Campo com o projeto desenvolvido pela Embrapa com a produção agroecológica aproxima educadores e alunos à agricultura familiar no naquele território caririzeiro.

Pesquisador da Embrapa Algodão, Marenilson Batista apontou como um dos instantes marcantes o momento em que o alunado campesino contou a história da escola do Campo em literatura de cordel sempre numa visão contextualizada na realidade e culturas locais. “Os educadores da escola Plínio Lemos ressaltaram que a unidade de referência tecnológica da cultura do algodão agroecológico complementa as atividades de sala de aula o que tornou o ambiente com atividades muito emocionantes e com boas energias para a caminhada”, comemora Batista da Silva.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top