4ª Fenamic reúne camponeses de todo o país e América Latina

Começou na última-quarta-feira(18) e vai até o próximo domingo(22), a 4ª Festa Nacional das Sementes Crioulas (Fenamic), na cidade de Anchieta (SC), reunindo milhares de participantes, entre eles dirigentes da Via Campesina Internacional.

Segundo a assessora de comunicação do MPA, Suzane Durães, na última edição realizada em 2004, o evento reuniu mais de 30 mil pessoas, vindas de diversos estados de doze países da América Latina e que o evento é coordenado pela Via Campesina (articulação internacional que coordena organizações camponesas, e indígenas de todo o mundo), Centro de Apoio aos Pequenos agricultores (CAPA), Paróquia Santa Lúcia e o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf).

Ela lembrou que de acordo com o coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Cledecir Zucchi, o objetivo é reafirmar a agricultura camponesa e mostrar o trabalho de resgate das variedades crioulas desenvolvido em todo o país, acreditando que a Fenamic está consolidada, no contexto brasileiro e internacional, como um dos principais eventos sobre agrobiodiversidade e importante espaço para mostrar o trabalho realizado pelos camponeses e camponesas. “Cerca de 80 pessoas participam das 10 comissões de organização do evento. As comissões de decoração e de alimentação já estão a todo vapor. Na semana passada foi realizada mais um curso de culinária. A equipe de alimentação será responsável pelas cinco cozinhas da Festa, onde serão preparadas comidas típicas de todas as regiões do país”, informou Suzana.

Em contato com Stúdio Rural ela informou que a Fenamic faz parte da campanha internacional Sementes: Patrimônio dos Povos a Serviço da Humanidade lançada pela Via Campesina Internacional, durante o Fórum Social Mundial 2003, defendendo a preservação das sementes sadias e o combate à manipulação, ao monopólio e à imposição das sementes transgênicas. “Também, em defesa dos agricultores, que por séculos cultivam diversas espécies de sementes”, acrescentou Durães, esclarecendo que a primeira edição foi realizada em 2002 e batizada como Festa Nacional do Milho Crioulo.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top