Incra e parceiras inauguram unidade de beneficiamento de frutas em assentamento no Brejo
Numa ação financiada pelo Governo Federal do MDA/Incra, foi inaugurada no última dia o1 de abril uma unidade demonstrativa de beneficiamento de frutas no Assentamento Emanoel Joaquim, localizado no município de Areia, região do Brejo paraibano e que tem assessoramento da Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio as Organizações de Autopromoção(Coonap) através do contrato de assistência INCRA/ATES.
Segundo a assessora daquela cooperativa, Suzana Araújo, foi partir do acompanhamento daquela empresa que se percebeu o potencial daquele assentamento para o beneficiamento de frutas, tendo em vista, que no local tinha um grande desperdício de frutas e os agricultores também sentiam a necessidade de adquirir uma renda extra, fazendo que com a fosse iniciado as capacitações através da parceria entre a COONAP e o Sebrae, onde cerca de 10 agricultores/as participaram de duas oficinas de preparação e do curso de Beneficiamento de Frutas. A unidade foi construída em dois meses e durante a construção teve o acompanhamento do engenheiro civil da COONAP Fernando Gomes Araújo, além da estrutura física os agricultores também receberam uma despolpadeira de frutas e uma balança de precisão, JUSTIFICA Suzana ao dialogar com Stúdio Rural.
Aquela assessora explicou que o Assentamento Emanoel Joaquim é acompanhado pela cooperativa a cerca de 4 anos, pelos técnicos Jesse Arthur Batista e Rosângela Maria Mota que são responsáveis pela assessoria da ATES.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário