Agricultores familiares e entidades do Coletivo fazem reunião de avaliação das ações 2011

Entidades e agricultoras e agricultores experimentadores do Coletivo Regional do Cariri, Seridó e Curimataú vão estar reunidos durante os dias 01 e 02 de dezembro no Day Camp Hotel Fazenda, Zona Rural de Campina Grande, para fazer um balanço das ações trabalhadas durante o ano de 2011 e ao mesmo tempo projetar pontos iniciais a serem trabalhados no próximo ano em toda a região.

Trata-se de um encontro regional já que encontros municipais já aconteceram nos diversos municípios das três microrregiões. “Todo ano a gente tem avaliação, quando chega dezembro a gente vai avaliar todo nosso trabalho durante o ano e esse ano vai ser no início de dezembro.

A primeira avaliação a gente faz nos municípios no que a organização avançou, em que as ações se fortaleceram, os desafios que a gente tem pra o próximo ano é feito primeiro nas comissões municipais, aí em dezembro é feito uma avaliação regional pegando mais para as políticas territoriais, para as coisas estadual e até nacional”, explica a coordenadora do Coletivo, Zilma Maximino Dantas(foto).

As estratégias a serem desenvolvidas no próximo ano é tema a ser trabalhado no encontro fazendo um comparativo dos desafios trabalhados neste ano a exemplo de ampliar o processo de organização dos grupos de trabalho nos municípios e estratégias sustentáveis para os acessos aos mercados. “Temos muitos avanços, mas a gente vai ter que enfrentar muitos desafios como a questão da certificação, outra questão sobre o uso dos agrotóxicos que a gente está intensificando esse ano e para o ano, com certeza, vai vir com mais intensidade já que existem muitos problemas que a gente está encontrando de arrendamento de terras para plantio, principalmente de tomate onde o uso de veneno é grande e daí vai passando pra outras propriedades mesmo que essas não plantem e o desafio é grande. A questão da mineração também é outro desafio com o arrendamento da terra pra fazer isso na extração do minério, então são vários pontos que a gente tem como desafios para enfrentar para o ano se Deus quiser”.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top