Agricultura familiar é responsável por mais de um terço da safra nacional

Dos 142,42 milhões de toneladas da safra atual de grãos anunciados na última terça-feira (9), pela Conab, a agricultura familiar é responsável pela produção de 30% da soja, 40% do milho, 80% do feijão e cerca de 25% do arroz.

A informação foi repassada pela assessoria da entidade, justificando que isso quer dizer que, de todos os grãos cultivados no Brasil, mais de um terço do total são colhidos por este grupo de trabalhadores, acrescentando que para o diretor de Logística e Gestão Empresarial da estatal, Sílvio Porto, a agricultura familiar tem se mostrado cada vez mais estratégica, principalmente nesse momento, em que o país precisa produzir mais alimentos para combater a alta dos preços no mercado e a insegurança alimentar.

Para Porto, justiça aquela assessoria, no caso da Conab, os produtos comercializados por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), têm-se mostrado fundamentais para dar sustentação ao trabalhador rural e também para atender às comunidades pobres. “Em uma das modalidades deste programa, a CPR-doação, a Conab compra os alimentos dos pequenos agricultores a preços justos e os destinam a escolas, creches, hospitais e a projetos sociais, como o Fome Zero”, justifica aquela assessoria ao contatar com Stúdio Rural, complementando que outro destaque da agricultura familiar é o seu papel na preservação da agrodiversidade, na manutenção das famílias na atividade agrícola e na democratização dos meios de produção.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top