Salvador realiza encontro latino-americano sobre desertificação

Durante a a última segunda, esta terça e quarta-feira(07, 08 e 09) deste mês está acontecendo em Salvador-BA a primeira “Iniciativa Latino-Americana de Ciência e Tecnologia de Combate à Desertificação”, evento que objetiva mobilizar a comunidade científica latino-americana para a problemática da desertificação.

Assessoria de Comunicação, Instituto Nacional do Semi-Árido – INSA, Aline Guedes, do encontro participam pesquisadores de 23 países latino-americanos e do Caribe discutindo as tecnologias e experiências usadas para melhorar a formulação e aplicação de estratégias e políticas públicas de combate à desertificação nestes países. Ela informou que o diretor do Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA), Roberto Germano Costa, participa da Mesa Redonda “Ciência e Tecnologia no Combate à Desertificação”, destacando a contribuição que o Instituto está dando para a solução desta problemática, uma vez que esta é uma das linhas de ação do órgão, destacando também ações dentro dessa linha de pesquisa, em parceria com a Embrapa Semi-Árido.

Guedes enfatizou que a desertificação atinge hoje cerca de 33% da superfície do planeta, que aproximadamente 22% da produção mundial de alimentos são oriundos de áreas suscetíveis e que estima-se que as perdas econômicas em decorrência desse processo podem chegar a R$ 5,6 bilhões por ano no Brasil. “Dentre as causas disparadoras de processos de desertificação estão o extrativismo vegetal e mineral, o desmatamento desordenado, as queimadas, o sobrepastoreio, o uso intensivo e extensivo do solo para a agricultura sem adoção de boas práticas de manejo do solo e a salinização pela expansão de áreas irrigadas, tecnicamente mal-manejadas”, finaliza.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top