Agrishow discute água de chuva para o desenvolvimento sustentável

Na última quinta-feira(05), na Programação de Bate-Papos Tecnológicos da Agrishow Semi-Árido, a pesquisadora Luiza Teixeira de Lima Brito, da Embrapa, falou sobre “Captação, armazenamento e uso racional da água para consumo humano, animal e vegetal no semi-árido”.

Segundo o assessor de comunicação da Embrapa Semi-árido, Marcelino Ribeiro, o enfoque principal foi a guarda das águas de chuva que caem sobre o sertão, tendo como tese por parte da pesquisadora, um recurso fundamental para a manutenção das famílias de agricultores na região. “Luiza coordenou um projeto sobre o tema que fez a avaliação de tecnologias de armazenamento das chuvas em campos experimentais e roças e comunidades de agricultores de Petrolina e Ouricuri (PE), Canudos e Uauá (BA)”, argumenta Ribeiro, acrescentando que foram estudadas, as cisternas rurais, barragem subterrânea e captação de água in situ e que o projeto foi executado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq/Fundo Setorial de Recursos Hídricos-CT-Hidro.

Marcelino informou que para a pesquisadora, a solução para os problemas identificados está relacionada à capacitação dos agricultores e de suas famílias, sendo, na opinião da pesquisadora, vital para o sucesso do Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC). “Ela considera ainda como muito promissora a iniciativa de organizações não governamentais de implantar unidades-piloto em propriedades com duas tecnologias para armazenar água com objetivos diferentes: consumo humano e agropecuário”, argumenta Ribeiro.

A Agrishow Semi-Árido é uma realização da Associação Brasileira da Indústria de Máquina e Equipamentos – Abimaq, e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top